Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Como ter uma boa higiene bucal

Como ter uma boa higiene bucal

Dentes

Certo é que escovas, fio dentais e pasta de dente constituem-se no meio mais economico e prático de cuidar dos dentes, em relação a um tratamento posterior.

O uso correto do fio dental e uma boa escovação são essenciais para uma boa saúde bucal.

O uso correto do fio dental e uma boa escovação são essenciais para ter uma boca saudável.

O mercado dispõe de uma variedade muito grande de produtos para higiene bucal. Ao dentista cabe educar e treinar seus pacientes no que diz respeito ao controle e eliminação da placa bacteriana, que é aquela substância aderente e esbranquiçada que se acumula na superfície dos dentes quando não são bem escovadas.

Juntamente com os açucares, é a responsável pelo acúmulo de bactérias que provocam a cárie.

Além disso, é também responsabilidade do dentista a seleção de meios de limpeza oral, considerando a necessidade de cada pessoa. Sabe-se, hoje, que entre 80% dos cuidados na manutenção da saúde bucal podem ser realizados pelo próprio individuo.

Para começar a escova…

O uso da escova dental é frequentemente confundido com a limpeza dos dentes. Na verdade, pouco importa o tipo da escova. Seja ela manual ou elétrica, o mais importante é a maneira e a frequência com que a pessoa controle a placa bacteriana.

Se você tem dificuldades para usar uma escova de cabeça quadrada no último dente de cima da boca, então use uma escova infantil para essa região. Da mesma forma, caso não se acostume com uma escova com um determinado tipo de cerdas, experimente outra, até encontrar a escova certa. Um detalhe muito importante é o tempo de uso da escova.

Quando as cerdas começarem abrir é hora de trocar a escova.

Quando as cerdas começarem abrir é hora de trocar a escova.

Quando as cerdas começarem a abrir, é uma indicação de que sua escova esta velha e chegou a hora de ser descartada. Escova velha não limpa os dentes.

Para as áreas mais difíceis de seres alcançadas pela escova tradicional (dentes de trás), use escova unitufo, facilmente encontrada em farmácias. São úteis também para aqueles que usam aparelhos ortodônticos e pontes fixas.

O esquecido fio dental

A região mais vulnerável ao aparecimento de caries é a área entre os dentes. Isso ocorre principalmente em adolescentes na faixa dos 13 aos 16 anos de idade. Esse local não é alcançada pela tradicional escova, o que torna necessário o uso do fio-dental. Independente da marca, o importante é que seja utilizado sempre!

O fio dental é fundamental, pois ele chega onde a escova não consegue.

O fio dental é fundamental, pois ele chega onde a escova não alcança.

A gengiva que circunda o dente possui uma espécie de cutícula que pode ser penetrada com fio dental, cerca de dois a três milímetros. Ali o fio dental remove uma porção de bactérias que costumam ser muito agressivas provocando inflamação gengival, cáries e mau hálito. Onde há sangramento, há inflamação e se não for removido o fator que a provoca a gengiva pode não cicatrizar. Não use força para passar o fio dental.

Pasta de dentes

A maioria das pastas de dentes possuem flúor, agente que reduz a carie. Porém, é importante a maneira como o creme dental deve ser usado. Por exemplo, na hora de enxaguar a boca, depois da escovação, pessoas que fazem isso usando um copo com água, tiram todo o resíduo de pasta da boca. Nesse caso, removem o flúor da saliva, ao contrario das que enxaguam a boca com a mão.

A quantidade média de pasta de dente utilizada é de 1,5 ml.

A quantidade média de pasta de dente utilizada é de 1,5 ml.

Certo é que escovas, fio dentais e pasta de dente constituem-se no meio mais econômico e prático de cuidar dos dentes, em relação a um tratamento posterior. Lembre-se que a prevenção vai economizar de tempo e dinheiro e te manter com um sorriso branquinho. Acima de tudo com uma excelente higiene bucal!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas