Você está em: Clikaki »   Educação » Português » Como usar onde e aonde

Como usar onde e aonde

Gramática

A confusão dos termos onde e aonde é bastante comum. Aprenda como fazer o uso correto desses dois advérbios

Aprenda a usar corretamente os termos onde e aonde

Aprenda a usar corretamente os termos onde e aonde

A língua portuguesa ás vezes costuma nos deixar um pouco confuso, como no caso do onde ou aonde, mas afinal de contas, qual é a forma correta?

Para aplicar corretamente cada um dos termos, é necessário analisar antes qual é a circunstância de uso. Mesmo que não pareça, essas duas palavras possuem uma diferença considerável. Apesar de que no dia a dia nós praticamente ignoramos muitas das regras do português, na hora de escrever uma redação ou algum texto sério é necessário saber como e quando usar os advérbios onde e aonde.

Antes, caso você não saiba, é preciso entender o que é um advérbio. Basicamente um advérbio é uma classe de palavras que têm como função gramatical acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra que está próxima ao verbo.

Quando usar onde

O advérbio ‘onde’ deve ser usado para expressar ideia de lugar ou indicar o lugar em que alguém ou algo está. Para evitar a repetição de palavras em um texto ou até mesmo na linguagem oral, pode-se utilizar expressões, como no qual, na qual e em que.

Exemplos: O taxista não sabe onde fica a Rua Rio de Janeiro.

Brinque em um lugar onde eu possa te ver.

Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.

Quando usar aonde

O advérbio ‘aonde’, é usado também para indicar lugar em que algo ou alguém está assim como o advérbio ‘onde’, porém existe uma diferença, deve-se antes observar se o verbo com o qual ele estará relacionado exige a preposição “a”. Caso a preposição seja necessário, ela deve ser agregada à vocábulo ‘onde’ para formar a palavra ‘aonde’. Na maioria das vezes, o advérbio ‘aonde’ é utilizado para passar a ideia de estar indo a algum lugar.

Exemplos: Aonde você vai depois do trabalho?

O lugar aonde vou não te diz respeito.

Eles chegaram aonde ninguém nunca mais chegou nesta empresa.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas