Como usar um microscópio

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Como usar um microscópio





Microscópio óptico

Microscopio OpticoO microscópio óptico é o mais utilizado em laboratórios de escolas, hospitais, indústrias, etc... Aumenta a imagem até 2000 vezes. As peças principais desse instrumento são as lentes, que podem ser deslocadas de diversas maneiras para focalizar melhor o objeto examinado.

Como usar um microscópio

Se você quiser observar algum material num microscópio, deve primeiro colocar o material na lâmina de vidro com uma gota de água e cobri-lo com uma lamínula.

O próximo passo é iluminar o material e regular a quantidade de luz, girando o “diafragma” do microscópio. Depois deverá ser feita a focalização, usando o parafuso macrométrico e, em seguida, micrométrico.

O aumento da imagem pode ser calculado multiplicando o número gravado na ocular pelo número gravado na objetiva. Por exemplo: ocular 15 e objetiva 20 proporcionam um aumento de 15 x 20 = 300 vezes. Você verá como é curioso observar coisas que só podemos ver com o auxilio do microscópio.

O microscópio eletrônico

É um aparelho muito mais avançado que o microscópio óptico. Geralmente é usado em laboratórios de universidades e de importantes centros de pesquisa ou de grandes indústrias. Não utiliza luz comum para iluminar o material a ser examinado, mas elétrons. Daí seu nome. Pode aumentar a imagem em mais de um milhão de vezes.

Graças a este instrumento, a Biologia, sobretudo no estudo da célula, fez grandes progressos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes