Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como verificar o nível de óleo do motor do carro

Como verificar o nível de óleo do motor do carro

Mecânica

O óleo é fundamental para que o motor possa funcionar corretamento, por isso você deve estar sempre atento no nível dele.

como-verificar-o-oleo

Muitos pensam que trocar o óleo do carro ou aumentar seu nível é um gasto desnecessário, porém ao contrário isso é uma necessidade. A falta de atenção na questão do óleo do carro pode trazer gastos muito maiores, pois o óleo tem uma função importantíssima para o bom funcionamento do motor.

O óleo faz parte do sistema de lubrificação do motor, esse sistema faz com que o atrito entre as peças em movimento, no motor reduza, depositando, entre elas, uma película de óleo lubrificante. Um dos benefícios desse sistema é que ele aumenta a vida útil dessas peças, além disso o sistema de lubrificação auxilia o sistema de arrefecimento a manter a temperatura normal de funcionamento do motor. Por isso, é bom estar sempre atento no nível óleo do seu carro.

nivel-do-oleo

Como verificar o nível de óleo do motor

Primeiro você deve parar o veículo, com o motor ainda quente, procure fazer isso em uma superfície plana e horizontal, depois aguarde uns 20 minutos até que o óleo escoe para o cárter, mas caso você não tenha saído com o carro ainda o mais indicado é que você verifique o nível de óleo na sua casa mesmo, para que o valor seja mais preciso.

Agora você deve verificar se a vareta medidora está totalmente introduzida em seu alojamento. Se sim, retire-a de lá e passe um pano ou papel sobre ela, depois a insira novamente, retire mais uma vez e olhe o nível, se estiver entre as marcas MÁX. e MÍN. da vareta, significa que tudo está bem.

Porém se ele estiver abaixo da marca mínima, você deve remover a tampa do bocal de enchimento e com a ajuda de um funil, adicionar óleo, sempre da mesma viscosidade, conforme indicado na Tabela de Lubrificantes. Mas, tome cuidado para não ultrapassar a marca superior máxima para não provocar vazamentos.

Obs: Nunca remova com o motor funcionamento a vareta medidora e a tampa do bocal de abastecimento de óleo lubrificante com o motor em funciona.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas