Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Comportamentos comuns que podem ser desrespeitosos em outros países

Comportamentos comuns que podem ser desrespeitosos em outros países

Cultura

Assoar o nariz em público, dar gorjeta, andar no banco de trás do táxi são coisas comuns para nós, porém em outros países isso pode ser muito ofensivo

Nós brasileiros já estamos acostumados com os nossos próprios costumes como, por exemplo, chegar atrasado em lugares, abrir presentes na frente dos outros, andar de táxi no banco de trás e abraçar o apertar a mão de uma pessoa ao conhece-la. Porém, em outros países esses costumes podem ser ofensivos, visto que cada lugar tem sua própria cultura. Sendo assim, para não se passar como mau educado, confira alguns comportamentos que podem ser considerado ofensivos em outros países:

Andar no banco de trás no táxi

Andar no banco de trás do táxi para nós é algo normal, porém em alguns lugares isso é falta de educação (Imagem: Reprodução)

Cuidado ao andar no banco de trás do táxi em alguns países (Imagem: Reprodução)

Se você já andou de táxi alguma vez, provavelmente deve ter ido no banco de trás do carro, porém se você fizer isso na Nova Zelândia, Austrália, Escócia, Holanda e em algumas regiões da Irlanda será considerado como um ato rude – a não ser que esteja acompanhado.

Dar gorjeta

Em países como Cingapura, Coréia do Sul, Japão e em algumas partes da China a gorjeta não é vista com bons olhos por não ser um hábito comum nesses países. Porém, caso você esteja na Índia, o ato é quase que obrigatório, já que os ricos costumam ser generosos com os menos favorecidos por uma questão cultural.

Recusar comida

Não aceitar comida em alguns países é falta de educação (Imagem: Reprodução)

Não aceitar comida em alguns países é falta de educação (Imagem: Reprodução)

Na maioria dos países árabes – principalmente no Líbano -, não aceitar comida que os anfitriões oferecem aos convidados é visto como falta de edução. Já na Rússia, nas Filipinas e na Tailândia, quando você é o convidado e come toda a comida do prato, isso pode significar que você ainda não está satisfeito, pois o anfitrião não te deu comida suficiente.

Abrir presentes na frente dos outros

Se você estiver em algum país asiático – especialmente na Índia ou na China -, evite a tentação de abrir um presente após acabar de recebe-lo, pois esse ato é considerado extremamente rude.

Assoar o nariz

Mesmo que assoar o nariz seja algo normal, é rude fazer isso em alguns países em lugares públicos (Imagem: Reprodução)

Assoar o nariz é normal, porém é visto como algo rude se em alguns países (Imagem: Reprodução)

É claro que ninguém gosta de estar próximo de alguém que está assoando o nariz, mas em muitos países como, por exemplo, França, Turquia, China, Japão e Arábia Saudita, fazer isso em público é considerado algo grosseiro.

Demonstração calorosa de afeto

No Brasil é muito comum ver as pessoas trocando beijos e se abraçando quando se encontram. Porém, na Tailândia, na China, na Coreia e no Oriente Médio, demonstrações de afeto em público não são vistas com bons olhos, em alguns desses países, eles nem sequer dão a mão uns para os outros.

Chegar atrasado

Chegar atrasado é visto como um desrespeito ao tempo dos outros em alguns países (Imagem: Reprodução)

Chegar atrasado é visto como um desrespeito ao tempo dos outros em alguns países (Imagem: Reprodução)

Chegar atrasado é algo normal para nós brasileiros. Porém, em vários países – como na Alemanha, Inglaterra e Suíça -, chegar atrasado é visto como um desrespeito ao tempo dos outros.

Rir escancaradamente

Para nós mostrar os dentes quando rimos só prova que você achou algo realmente divertido, no entanto no Japão, fazer isso seria o mesmo que comer com a boca aberta e fazer barulhos estranhos enquanto mastiga o alimento.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas