Você está em: Clikaki »   Atualidades » Notícias » Conflitos entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

Conflitos entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

Guerras da oceania

As coreias nunca se deram muito bem, e mais uma vez entraram em conflita, saiba o porque.

Divergentes em muitas opiniões, os Coreias vivem em pé de guerra. (Foto: Reprodução)

Divergentes em muitas opiniões, os Coreias vivem em pé de guerra. (Foto: Reprodução)

Desde a separação da Coreia, os dois países nunca se entenderam e sempre ameaçam um ao outro. Há certo tempo atrás os dois países criaram um tratado de paz, mas após assumir o cargo de seu pai, Kim Jong-um ameaçou a Coreia do Sul, dizendo que lançaria mísseis nucleares e desfez o tratado.

Até agora nada aconteceu, mas os Estados Unidos já avisou aos norte-coreanos, que eles estão brincando com fogo, e pedem calma a eles, mas Kim Jong-um, não voltou atrás com suas palavra e ainda não desistiu do seu plano, pois ele tem como principal objetivo transformar a Coréia do Norte em um potência nuclear. Agora o que nos resta fazer é esperar, e torcer para que nada de ruim aconteça.

Inimigas desde o começo

Tudo começou entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, onde a República da Coreia foi dividida em duas partes, o norte sob influência soviética, e o sul sob influência americana, ou seja, socialismo contra capitalismo.

Coreia-do-norte-vs-coreia-do-sul

Influenciadas por grandes potências, a Coreia se dividiu ao meio, como a Alemanha já fez um dia. (Foto: Reprodução)

Em 1948 o lado norte da Coréia passou a se chamar República Democrática Popular da Coreia e o sul de República da Coreia do Sul. Como era de se esperar a paz entre os dois países não durou muito tempo, e no dia 25 de junho de 1950 teve inicio a guerra da Coreia, com isso os norte-coreanos invadiram o território do sul, e em três dias a capital da Coreia do Sul, Seul, já havia sido dominada, assim como quase todo o seu território.

Mas graças a uma ajuda militar liderada pelos Estados Unidos em nome da ONU, todo o território foi recuperado e a parte norte também foi conquistada, devido à ajuda americana, a China também entrou na guerra apoiando os norte-coreanos, recuperando assim seu território, por fim a fronteira foi restabelecida em maio de 1951.

A guerra terminou em 1953, quando a Coreia do Norte assinou um cessar-fogo.

Como conseqüência da guerra, cerca de 4 milhões de pessoas morreram ou desapareceram. Outro conflito entre os dois países que chamara a atenção do mundo todo foi o Bombardeio de Yeonpyeong.

Esse incidente ocorreu no dia 23 de novembro de 2010, ele teve início as 05:34, quando uma artilharia norte-coreana começou a disparar projéteis na ilha sul-coreana Yeonpyeong, com isso dois militares sul-coreanos morreram, 20 pessoas ficaram feridas e 3 civis mortos, além disso o ataque provocou o incêndio de várias casas na ilha.

De acordo com os norte-coreanos eles apenas responderam a um ataque da Coreia do Sul, mas eles não entraram em detalhes de como tenha sido o ataque.

A relação entre os dois países nunca foi das melhores, e como é possível notar, até hoje essa rivalidade é levada a sério, mas todos nós com certeza torcemos para que um dia isso vire coisa do passado, e que as duas Coreias, possam juntar forças e se transformar em um lugar sem guerras.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas