Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Conheça a Mina Mir, o “umbigo” da Terra

Conheça a Mina Mir, o “umbigo” da Terra

Diamantes

Localizada na Rússia, a Mina Mir é um buraco com quase 525 metros de profundidade por 1.200 de largura, conhecida como "engolidora de helicópteros"

Local é conhecido como o "umbigo da Terra" (Imagem: Reprodução)

Local é conhecido como o “umbigo da Terra” (Imagem: Reprodução)

O mundo é repleto de lugares incríveis, um deles é a Mina Mir, um buraco com quase 525 metros de profundidade por 1.200 de largura, localizado na Sibéria, no município de Mirnu. Esse gigante buraco que provavelmente te deixou espantado, é resultado de uma grande operação russa de extração de diamantes.

A mina foi construída graças a um plano de Joseph Stalin, que desejava encontrar riquezas para conseguir a independência da União Soviética. O responsável pela administração da mina era a companhia de diamantes De Beers.

A mina rendia 10 milhões de quilates de diamantes por ano (Imagem: Reprodução)

A mina rendia 10 milhões de quilates de diamantes por ano (Imagem: Reprodução)

Em 13 de junho de 1955, os primeiros vestígios de diamantes foram encontrados, quando geólogos soviéticos encontraram traços da pedra vulcânica conhecida como Kimberlito – uma rocha que geralmente está associada à presença de diamantes. Graças a descoberta à Rússia venceu o Prêmio Lenin, em 1957.

Mesmo com o frio intenso e um solo difícil de se trabalhar, a mina rendia 10 milhões de quilates de diamantes por ano. Após dez anos de exploração, a Rússia já tinha se tornado a terceira maior produtora de diamantes de todos os tempos.

A Mir esteve em funcionamento de 1957 a 2001 (Imagem: Reprodução)

A Mir esteve em funcionamento de 1957 a 2001 (Imagem: Reprodução)

O maior diamante tirado da mina foi encontrado no dia 23 de dezembro de 1980, a pedra tinha 342,5 quilates e pesava 68 gramas. A Mir esteve em funcionamento de 1957 a 2001, quando foi fechada, mesmo assim, ainda existe uma fonte de trilhões de quilates de diamante por lá.

Engolidora de helicópteros?

O local ficou conhecido por "engolir helicópteros" (Imagem: Reprodução)

O local ficou conhecido por “engolir helicópteros” (Imagem: Reprodução)

Quando a mina ficou gigantesca e profunda, o governo russo precisou alterar o tráfego aéreo da região. O motivo da mudança, foi que alguns helicópteros acabaram sendo “engolidos” pela Mir. Esses acidentes começaram a acontecer devido às diferentes massas de ar criadas pelas variações de temperatura na superfície do buraco.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas