Você está em: Clikaki »   Atualidades » Meio Ambiente » Conheça o banco de sementes do fim do mundo

Conheça o banco de sementes do fim do mundo

Atualidades

Esse projeto estranho está localizado em um canto isolado do mundo e preservará cerca de três milhões de variedades de sementes

svalbard

Esse projeto estranho está localizado em um canto isolado do mundo e é patrocinado acreditem ou não por Bill Gates, Rockefeller e outros gigantes dos transgênicos que pretendem preservar a biodiversidade do planeta em caso de alguma catástrofe global.

O banco de sementes está localizado na ilha de Spitsbergen no arquipélago de Svalbard na Noruega (Svalbard Global Seed Vault). Este é o projeto que Bill Gates está investindo dezenas de seus milhões juntamente com a fundação Rockefeller, Monsato Corporation, Fundação Syngenta e o governo da Noruega, e alguns outros menores.

“Nós queremos uma rede de segurança porque não queremos correr riscos demais com a biodiversidade de culturas”, disse Cary Fowler, secretário-executivo do Trust.

O banco possuirá portas duplas à prova de explosão com sensores de movimento, duas câmaras pressurizadas e paredes de betão reforçado a aço com um metro de espessura. Este “cofre” de sementes conterá cerca de três milhões de variedades de sementes do mundo todo para o futuro, as sementes serão embaladas de forma especial para proteção contra a humanidade.

Fowler disse que Svalbard foi escolhido por sua localização remota e porque também oferece um nível de estabilidade que é exigido para este tipo de projeto de longo prazo.

“Nós olhamos para bem longe no futuro. Nós vimos os níveis de radiação dentro da montanha, e nós vimos a estrutura geológica da área”, afirmou.

“Fizemos uma simulação de mudanças climáticas drásticas dentro de 200 anos, que incluía o derretimento das calotas de gelo dos pólos Norte e Sul, e da Groenlândia, para nos certificarmos de que o local ficará acima do nível do mar nessas circunstâncias.”

A montanha irá fornecer refrigeração natural, as sementes serão conservadas em uma temperatura de -18 ºC. Cada semente possui um tempo que podem ser armazenadas e conseguir manter sua capacidade de germinação.

O banco de sementes funcionará com pouquíssima intervenção humana, alguém irá lá uma vez ao ano para inspecionar fisicamente e ver se está tudo funcionando corretamente, fora isso não possuirá funcionários em período integral.

“Se você projeta instalações para serem usadas nas piores situações possíveis, elas não podem realmente depender muito de seres humanos.”

banco

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas