Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Conheça o lago Hiller, cujo a coloração da água é rosa

Conheça o lago Hiller, cujo a coloração da água é rosa

Diferente

É difícil de acreditar e até parece coisa de cinema, mas lagos rosas realmente existem, conheça o lago Hiller, um dos mais famosos.

Lago Hiller se encontra no Sul da Austrália Ocidental (Imagem: Reprodução)

Lago Hiller se encontra no Sul da Austrália Ocidental (Imagem: Reprodução)

Já imaginou um lago cor de rosa? Provavelmente não, porém eles realmente existem, um dos mais famosos se encontra no Sul da Austrália Ocidental, chamado Hillier. Localizado na maior ilha do arquipélago Recherche, a Ilha do Meio.

O lago foi descoberto pelo explorador britânico Matthew Flinders no início do século XIX, em 1802,  que após subir no pico mais alto da ilha (o qual leva seu nome) avistou as águas rosadas do lago. Além disso, o Lago Hillier foi batizado assim, em homenagem a um membro da equipe de expedição, que havia falecido de disenteria durante o percurso.

Os cientistas ainda não sabem ao certo o motivo da coloração rosada da água (Imagem: Reprodução)

Os cientistas ainda não sabem ao certo o motivo da coloração rosada da água (Imagem: Reprodução)

A ciência ainda não sabe ao certo o motivo da água rosada, porém acredita-se que a alta concentração de sal, causou a aparição de um tipo de alga que se desenvolve bem em um ambiente com essas características que faz com que a água tenha essa coloração. Outra explicação é que a água do lago é rosa, devido a presença de bactérias halófilas nas crostas de sal.

A única certeza sobre o lago é que a coloração dele não é uma mera ilusão de ótica ou um efeito provocado por luzes, pois mesmo que a água seja colocada em outro recipiente, sua cor ainda se mantém rosa.

É possível nadar nessas águas, pois elas não possuem nenhuma substância tóxica (Imagem: Reprodução)

É possível nadar nessas águas, pois ela não possui nenhum elemento tóxico (Imagem: Reprodução)

O local é preservado desde a sua descoberta, porém durante um curto período, o lago sofreu com uma exploração salina, que felizmente quase não o afetou em nada. O Lago Hillier é visitado por turistas do mundo todo e garante imagens incríveis, além disso, é possível nadar nele, pois a água rosa e seus elementos não são tóxicos. Mas, assim como no mar Morto, você boiaria mais fácil graças a alta quantidade de sal. Este não é o único lago do mundo que possui água rosa, outro exemplo é o lago Retba, localizado em Senegal.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas