Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Conheça os sintomas da menopausa

Conheça os sintomas da menopausa

O que é

Os anos passam e o organismo feminino sofre diversas alterações, dentre elas está uma em que as mulheres mais se preocupam a menopausa. Conheça agora seus sintomas e como você pode lidar com eles.

menopausa

A primeira etapa da menopausa começa em torno dos 40 a 45 anos de idade.

Menopausa é uma alteração natural que ocorre no corpo da mulher em uma determinada fase da sua vida onde o ovário produz menos hormônios e fecha seu ciclo de menstruação. Durante esse período algumas mulheres sofrem irregularidades na menstruação. A primeira etapa da menopausa chamada de pré-menopausa começa em torno dos 40 a 45 anos de idade, por isso em algumas mulheres essa fase começa um pouco antes e em outras um pouco depois. Não se pode calcular o período da menopausa pela idade que começou a menstruar até a data em que se parar, pois esse cálculo não é considerado um indicativo seguro.

Sintomas

Para quem gostaria de saber se pode estar entrando na menopausa ou não segue abaixo alguns sintomas mais comuns que ocorrem durante esse período:

– A menstruação pode ocorrer em intervalos maiores, podendo ultrapassar 30 dias ou mais;
– Sangramentos em dias mais curtos porem em grandes quantidades;
– Ondas de calor frequentes, cansaços, infecções, queda de pressão e mal humor;
– Insônia, dor ou perda de apetite sexual, irritabilidade e ressecamento na vagina.

Ainda que a menstruação não tenha chegado ao fim 85% das mulheres apresentam falta de estrogênio nesse período.

menopausa calor

Se livrar de vícios e se alimentar de forma correta podem diminuir os efeitos da menopausa.

Tratamento

É importante lembrar que a rotina da mulher pode ser a mesma depois que se inicia a menopausa. Para a mulher que já está passando ou apresenta alguns sintomas, é fundamental manter uma boa dieta, pois durante esse tempo o organismo da mulher necessita de uma quantidade maior de vitaminas e nutrientes para ajuda-la a ficar mais saudável. Por isso é necessário se alimentar de vegetais e frutas, você também pode estabelecer o hábito de fazer exercícios físicos diariamente evitando o uso de cigarros e o excesso em bebidas alcoólicas. Esteja sempre ao livre, também não tome chás e cafés em períodos noturnos para ter uma boa noite de sono. Se alimente de forma correta e cuide de sua autoestima não ganhando pesos desnecessários, manter uma boa forma física fará bem psicologicamente para você e a poupará de estresse e tensões. E lembre-se: se apresentar dois sintomas ou mais da menopausa procure rapidamente um especialista e faça o tratamento indicado.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas