Você está em: Clikaki »   Educação » História » Corrida espacial resumo

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 4 de dezembro de 2014 às 15:27
Autor Por: Guilherme

Corrida espacial resumo

Conquista da Lua

Durante a Corrida Espacial o crescimento na área da tecnologia foi gigantes, saiba mais sobre essa importante passagem da história da humanidade

homem-na-lua

No fim da Segunda Guerra Mundial, que consolidou como as duas maiores potências da época os Estados Unidos da América e a União Soviética, teve inicio uma “guerra” que se baseava na busca de uma tecnologia superior (principalmente na indústria bélica e espacial) entre esses dois países. Essa guerra ficou conhecida como “Corrida Armamentista” e “Corrida Espacial”, ela aconteceu durante a Guerra Fria (1945 – 1991).

Os americanos tinham como principal objetivo conter a expansão do socialismo, sistema socioeconômico, que se destacava por sua igualdade social, uma maneira encontrada para contê-lo foi investir nos países da Europa Ocidental. Com medo de novos ataques os Estados Unidos criou a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que tinha países da Europa Ocidental e o Canadá como membros. Assim como seu adversário, a União Soviética fundou o Pacto de Varsóvia, com os países da Europa Oriental.

Início da corrida espacial

Um dos desejos das duas potências era de atingir o pioneirismo na exploração do espaço, pois isso daria uma superioridade tecnológica e aumentaria a segurança nacional. Para ajudar a conquistar esse objetivo, os Estados Unidos e a URSS, capturaram diversos engenheiros que trabalharam para a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, esses engenheiros trabalharam no desenvolvimento do foguete V-2. Um dos destaques desse grupo foi o engenheiro Wernher Von Braun, que ajudou os americanos no programa de mísseis balísticos, e foi o líder do projeto Saturno V, que tornou possível a ida das naves Apollo para a Lua.

Primeiras explorações espaciais

A exploração espacial começou no dia 4 de outubro de 1957, pela URSS, que lançou ao espaço o satélite artificial Sputrik 1, de sua base de lançamento de foguetes no Cosmódromo de Baikonur, em Tyuratam, no Cazaquistão. As primeiras conquistas ocorreram por parte da URSS, que levou para o espaço o primeiro ser vivo, a cadela russa Laika. Ela foi enviada a bordo da nave espacial Sputnik 2 em 3 de novembro de 1957, infelizmente ela morreu entre cinco e sete horas após o lançamento, a causa pode ter sido o superaquecimento, ocasionado por uma falha no sistema térmico da nave.

Enquanto isso os Estados Unidos enviou o Esplorer I, seu primeiro satélite, em 31 de janeiro de 1958 (quatro meses após o lançamento da Sputnik 1)

No dia 12 de abril de 1961, foi enviado ao espaço o primeiro homem Iuri Gagarin, ele vôo pela orbita da terra durante 1 hora e 48 minutos, a borda na nave Vostok 1. Já do lado americano, o primeiro estadunidense foi ao espaço no dia 5 de maio de 1961.

Primeiro passo na Lua

A partir de 1961, durante um dos mais famosos discursos da humanidade, feito pelo presidente daquele ano, John F. Kennedy, ele fez o desafio de enviar homens à Lua e retorná-los a salvo, antes do fim da década. Com isso diversos esforços foram feitos, por fim os Estados Unidos acabou bem sucedidos na sua missão, e em 1969, com a missão Apollo 11, eles atingiram seu objetivo, a nave pousou no dia 20 de Julho de 1969, tripulada por Neil Armstrong e Edwin Aldrin. Então a famosa frase do primeiro astronauta a pisar na Lua, Neil Armstrong, ficou conhecida mundialmente. “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

Além disso, os astronautas colocaram sobre o solo da lua, uma bandeira dos Estados Unidos, e uma placa que dizia: “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.

Fim da Guerra Fria

Já a URSS, por problemas em suas missões Zond, não conseguiram enviar um homem a Lua antes dos Estados Unidos. Após a conquista da Lua por parte do seu adversário, a URSS, reduziu seus investimentos em equipamentos militares e destruiu mísseis nucleares, feitos durante a Corrida Armamentista. No ano de 1991, a URSS, se desintegrou, e com o fim da tensão ideológica da Europa, a Guerra Fria teve fim.

Avalie e compartilhe este artigo:

Corrida espacial resumo
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Feitos impressionantes das impressoras 3D

Mascotes do Rio 2016 são batizados de Vinicius e Tom

Pisca Pisca de Natal criativos

Por que a gripe é tão contagiosa?

Como acabar com os gases intestinais

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |