Você está em: Clikaki »   Educação » Corrida espacial resumo

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 15 de maio de 2013 às 16:05
Autor Por: Guilherme

Corrida espacial resumo

No fim da Segunda Guerra mundial no ano de 1925, que consolidou como as duas maiores potências da época os Estados Unidos da América e a União Soviética, dando assim inicio a uma guerra em que se baseava na busca de uma tecnologia superior (principalmente na indústria bélica e espacial) entre esses dois países. Essa “guerra” ficou conhecida como “Corrida Armamentista” e “Corrida Espacial”, ela aconteceu durante a Guerra Fria (1945 – 1991).

- Quando teve início?
Primeiras explorações
Primeiro passo na Lua
Fim da Guerra Fria

No fim da Segunda Guerra mundial no ano de 1925, que consolidou como as duas maiores potências da época os Estados Unidos da América e a União Soviética, teve inicio uma guerra em que se baseava na busca de uma tecnologia superior (principalmente na indústria bélica e espacial) entre esses dois países. Essa guerra ficou conhecida como “Corrida Armamentista” e “Corrida Espacial”, ela aconteceu durante a Guerra Fria (1945 – 1991).

Os americanos tinham como principal objetivo conter a expansão do socialismo, sistema socioeconômico, que se destacava por sua igualdade social, uma maneira encontrada para contê-lo foi investira nos países da Europa Ocidental. Com medo de novos ataques os Estados Unidos criou a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que tinha países da Europa Ocidental e o Canadá como membros. Assim como seu adversário, a União Soviética fundou o Pacto de Varsóvia, com os países da Europa Oriental.

Início da corrida espacial

Um dos desejos das duas potências era de atingir o pioneirismo na exploração do espaço, pois isso daria uma superioridade tecnológica e aumentaria a segurança nacional. Para ajudar a conquistar esse objetivo, os Estados Unidos e a URSS, capturaram diversos engenheiros que trabalharam para a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, esses engenheiros trabalharam no desenvolvimento do foguete V-2. Um dos destaques desse grupo foi o engenheiro Wernher Von Braun, que ajudou os americanos no programa de mísseis balísticos, e foi o líder do projeto Saturno V, que tornou possível a ida das naves Apollo para a Lua.

Primeiras explorações espaciais

A exploração espacial começou no dia 4 de outubro de 1957, pela URSS, que lançou ao espaço o satélite artificial Sputrik 1, de sua base de lançamento de foguetes no Cosmódromo de Baikonur, em Tyuratam, no Cazaquistão. As primeiras conquistas ocorreram por parte da URSS, que levou para o espaço o primeiro ser vivo, a cadela russa Laika. Ela foi enviada a bordo da nave espacial Sputnik 2 em 3 de novembro de 1957, infelizmente ela morreu entre cinco e sete horas após o lançamento, a causa pode ter sido o superaquecimento, ocasionado por uma falha no sistema térmico da nave.

Enquanto isso os Estados Unidos enviou o Esplorer I, seu primeiro satélite, em 31 de janeiro de 1958 (quatro meses após o lançamento da Sputnik 1)

No dia 12 de abril de 1961, foi enviado ao espaço o primeiro homem Yuti Gagarin, ele vôo pela orbita da terra durante 1 hora e 48 minutos, a borda na nave Vostok 1. Já do lado americano, o primeiro estadunidense foi ao espaço no dia 5 de maio de 1961.

Primeiro passo na Lua

A partir de 1961, durante um dos mais famosos discursos da humanidade, feito pelo presidente daquele ano, John F. Kennedy, ele fez o desafio de enviar homens à Lua e retorná-los a salvo, antes do fim da década. Com isso diversos esforços foram feitos, por fim os Estados Unidos acabou bem sucedidos na sua missão, e em 1969, com a missão Apollo 11, eles atingiram seu objetivo, a nave pousou no dia 20 de Julho de 1969, tripulada por Neil Armstrong e Edwin Aldrin. Então a famosa frase do primeiro astronauta a pisar na Lua, Neil Armstrong, ficou conhecida mundialmente. “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

Além disso, os astronautas colocaram sobre o solo da lua, uma bandeira dos Estados Unidos, e uma placa que dizia: “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.

Fim da Guerra Fria

Já a URSS, por problemas em suas missões Zond, não conseguiram enviar um homem a Lua antes dos Estados Unidos. Após a conquista da Lua por parte do seu adversário, a URSS, reduziu seus investimentos em equipamentos militares e destruiu mísseis nucleares, feitos durante a Corrida Armamentista. No ano de 1991, a URSS, se desintegrou, e com o fim da tensão ideológica da Europa, a Guerra Fria teve fim.

Avalie e compartilhe este artigo:

Corrida espacial resumo
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Cidade no sul da frança proíbe fantasias de PAYDAY 2

Confira os grandes lançamentos de novembro nos cinemas brasileiros

Boatos dizem que TIM será repartida entre Claro, Oi e Vivo

Como ver meu seguro desemprego pela internet

Drones podem invadir clássico de Manchester

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |