Crises de asma o que fazer?

Gostou? Seja +1!

Categoria: Doenças
Postado em:
Home » Doenças » Crises de asma o que fazer?





Crises asmáticas

A asma é causada pela inflamação dos brônquios.

Algumas pessoas apresentam crises constantes de asma, porém elas podem ser controladas especialmente através da prevenção do contato com o agente que provoca este desconforto. Dentre os responsáveis pelas crises os mais comuns são: poeira, pelo de animais, penas de aves, pólen, fumo, alterações repentinas de temperatura e até mesmo emoções muito fortes.

Sintomas

Os sintomas de uma crise de asma são:

- Falta de ar;
- Tosse para eliminar o muco produzido em excesso;
- Som rouco e abafado;
- Dificuldade respiratória;
- Sensação de que o ar não chega aos pulmões;
- Sensação de aperto no peito;
- Chiado;
- Sensação de respiração “pesada”

Como ocorre

Quando um dos causadores irritantes já citados acima chega aos pequenos brônquios, a musculatura lisa que os envolve se contrai para impedir sua passagem, ao mesmo tempo células de defesa migram para o local com a finalidade de neutralizar a agressão, isso é o que acontece em uma pessoa que não tem asma, já nos asmáticos essa resposta contra o invasor é exagerada, pois os mediadores químicos, as células inflamatórias e os anticorpos liberados localmente agridem o revestimento dos bronquíolos, aumentando assim a produção de muco, e alterando a função dos cílios que os revestem e a reatividade dos músculos responsáveis pela contração brônquica.

Esse conjunto de reações resulta no “fechamento” dos brônquios, dificultando a passagem de ar, dai as crises.

Tratamento

Dependendo do grau de asma e da frequência das crises, elas podem reverter espontaneamente evitando o contato com os agentes causadores e fazendo exercícios físicos, mas caso isso não acontece o indicado é fazer um tratamento através de medicamentos.

A bombinha somente alivia os sintomas, mas não o cura totalmente.

A bombinha somente alivia os sintomas, mas não o cura totalmente.

Há dois tipos de medicamentos inalatórios, os broncodilatadores e os profiláticos, estes tem ação rápida e são usados para aliviar as crises e relaxar a musculatura dos brônquios o que facilita a passagem do ar.

Muitas pessoas que tem asma usam a “bombinha” que é um medicamento broncodilatador, ele cessa as crises em alguns minutos, entretanto este remédio só deve utilizado com prescrição e acompanhamento médico. Pois se consumido desnecessariamente pode diminuir sua eficácia e causar problemas cardíacos. Tais medicamentos não curam a doença apenas aliviam os sintomas, por tanto os medicamentos de uso continuo são os mais recomendados, pois melhoram a inflamação e previnem as crises.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes