Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Cristais & Pedras Preciosas

Cristais & Pedras Preciosas

Todos já vimos ou apenas conhecemos o nome de alguma ou de algumas pedras preciosas, a beleza extraordinária de todas elas e a indescritível preciosidade, vamos então conhecer um pouco sobre algumas pedras preciosas. Lindos, coloridos e raríssimos minerais. ÁGATA: Seu nome deriva de Achates rio Siciliano. Tem como características várias camadas, além de serem […]

Todos já vimos ou apenas conhecemos o nome de alguma ou de algumas pedras preciosas, a beleza extraordinária de todas elas e a indescritível preciosidade, vamos então conhecer um pouco sobre algumas pedras preciosas.

Lindos, coloridos e raríssimos minerais.

ÁGATA: Seu nome deriva de Achates rio Siciliano. Tem como características várias camadas, além de serem multicor, algumas delas tingidas artificialmente.

Curiosidade: Brasil e Uruguai são grandes produtores mundiais da pedra Ágata.

AMETISTA (Terceiro Olho): Foi criada quando depois de uma longa história uma mulher chamada Ametista foi transformada em Cristal.  Esta pedra é uma variedade roxa do quartzo. Pode-se Encontrar Ametista na natureza em duas formas Geodos* ou Drusas**.

*Pedras ocas revestidas por cristais de quartzo ou ametista.

** Seria conjunto de cristais irregulares sobre uma matriz.

Curiosidade: Países como Brasil, Madagascar e Uruguai são grandes produtores de Ametistas.

BRILHANTE: Seria uma lapidação e não necessariamente uma pedra, porém é tão espetaculosa que produz uma joia de mais de 50 faces.

Curiosidade: Existem brilhantes de Rubi, diamantes, etc.

DIAMANTE: Conhecida por ser o símbolo da riqueza, além de ser muito resistente a ponto de poder ser cortada apenas por outro diamante. Composta por um único elemento o carbono.

Curiosidade: 80% do diamante extraído da natureza são utilizados nas indústrias sendo apenas 20% utilizados na fabricação de joias, um dos motivos de seu custo de aquisição ser tão alto. O Zircão é um substituo mais barato do diamante.

ESMERALDA: É uma das mais valiosas, é uma pedra que representa a medicina com sua variedade verde ou vermelha do berilo.

Curiosidade: A Colômbia é o principal produtor de esmeraldas.

PÉROLA: A pérola tem algumas características marcantes e inconfundíveis, pois apresenta uma esfera brilhante devido a corpos que penetram em ostras (dá origem a pérola). Podem ser encontradas nas cores creme, verdes, douradas, azuis ou negras (pérolas negras).

Curiosidade: Atualmente o Japão é quem domina a tecnologia de cultivo de ostras que produzem pérolas. Sabe-se também que as melhores pedras são extraídas de uma região chamada Golfo Pérsico.

RUBI: Muito raro encontra esta preciosidade na natureza. De cor vermelha depois do diamante o rubi acaba sendo a pedra mais dura. Entretanto ao invés de rubis naturais, a pedra é conhecida por ser a mais artificial até por que como já dito não é facilmente encontrada na natureza.

Curiosidade: O rubi pode ser utilizado na produção de raios laser, por tanto se sabe que primeira produção desses raios foi utilizado rubis artificial.

SAFIRA: Pode ser encontrado em diversas cores. É conhecida por ser a pedra dos engenheiros.

Curiosidade: O Sri Lanka é o maior produtor mundial de safiras.

5 pedras preciosas raras de beleza incomparável

* Ø Demantoid Garnet (Granada Demantóide);

* Ø Paraiba Tourmaline (Turmalina da Paraíba);

* Ø Alexandrite (Alexandrita);

* Padparadscha Sapphire (Safira Padparadscha);

* Ø Benitoite (Benitoíte);

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas