Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Informática » Curiosidades do Google Chinês

Curiosidades do Google Chinês

Dependendo do conteúdo pesquisado, as autoridades impedem que os resultados sejam exibidos. Leia mais..

Dependendo do conteúdo pesquisado, as autoridades impedem que os resultados sejam exibidos.

O Google da China (google.cn) foi fundando no ano de 2005 por um ex-executivo da Microsoft Google Chinachamado Kai-Fu Lee. Logo no começo, em 2006, frustado por bloqueios constantes do serviço que o site oferece, a empresa passou a concordar com as leis de censura chinesa. Assim, voluntariamente, qualquer site que apareça na sua busca que é condenado pelas autoridades da China é prontamente excluído, incluindo os que mencionam a independência do Taiwan, liberdade de expressão ou massacre da Praça Tiananmen de 1989.

A titulo de pesquisa…

Dá uma pesquisada no Google.com por Tibet e você vai encontrar milhares, milhões de notícias. Agora faz a mesma pesquisa no Google.cn, a maioria dos links estão faltando. Tente também pesquisar no Google Imagens por “Tiananmen Square” e as fotos que aparecerão lá são de estudantes desafiando tanques de guerra. A mesma pesquisa no Google Imagens da China não mostra os mesmos resultados, muito pelo contrário, mostra pessoas alegres e sorridentes.
Assim sendo, o Google diz que está de mãos atadas porque, se ele parar de censurar as pesquisas, o governo Chinês irá simplesmente bloquear o serviço no país.

Ao passo em que remover resultados de buscas é inconsistente com a missão do Google, não prover informação nenhuma (ou uma experiência que leve à informação nenhuma) é mais inconsistente ainda. Em outras palavras, “é melhor um passarinho na mão do que dois voando”.

 

Mesmo com toda essa discussão, o envolvimento Google/China não é bem encarado pelos norte americanos. Em 2006, executivos da empresa foram chamados a audiências do Congresso e comparados com colaboradores nazistas e as ações da empresa caíram. Tudo porque eles estão escondendo resultados das buscas. Guo Quan, um professor universitário que foi demitido depois de fundar uma oposição, pretende processar Google e Yahoo nos EUA por tirar seu nome dos resultados da busca.

Google Pesquisa China

 Enfim…

No fim das contas, a China tem um número estimado de 72 milhões de blogs, além de 300 mil sites criados por mês só em Pequim. Pelo jeito, as mesmas empresas que construíram meios de comunicação mais democráticos do planeta também construíram suas ruínas na China. O que você acha?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

josé comentou:

A propósito do 11 de Setembro houve na altura uma proliferação de imagens de humor negro. Por que razão o Google reduziu substancialmente o número deste tipo de imagens? Censura camuflada? Por ser nos EUA politicamente incorrecto divulgá-las?

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas