Você está em: Clikaki »   Esportes » Futebol » Curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol

Curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol

Copa do Mundo

Você sabia que a Copa do Mundo já foi chamada de “competição global de futebol amador”?

A Copa do Mundo é o torneio de futebol mais importante realizado pela FIFA. A Copa é disputada de quatro em quatro anos e teve início em 1930, no Uruguai. Nessa Copa os países foram convidados a disputarem e por isso não tiveram as tradicionais eliminatórias.  Nessa época, era muito difícil de se realizar viagens intercontinentais, tanto que na primeira Copa apenas 13 seleções participaram.

Seleção Uruguaia campeã de 1930. Dentre os jogadores está uma curiosidade: Hector 'Manco' Castro.  O jogador não tinha mão direita.

Seleção Uruguaia campeã de 1930. Dentre os jogadores está uma curiosidade: Hector ‘Manco’ Castro. O jogador não tinha mão direita.

A Copa do Mundo é tão importante que é considerada o segundo maior evento esportivo do mundo, perdendo somente para os Jogos Olímpicos de Verão (as Olimpíadas). O torneio que já foi chamado de “competição global de futebol amador”,  devido a dificuldade de transporte de seleções de um continente para o outro, hoje faz com que milhões de expectadores colem seus olhos na telinha pra acompanhar o espetáculo que é a Copa! Dize-se até mesmo que a Copa junta todas as nações!

A tão desejada taça não é fácil de ser conquistada. As Seleções têm que enfrentarem exatos sete jogos até a conquista dela. Os três primeiros são classificatórios: quem somar mais pontos se classificas para a fase de eliminatórias. Aquele que perder na fase eliminatória pode voltar mais cedo para a casa, já que é mata-mata. Dezesseis seleções se classificam nas eliminatórias, até que todas elas cheguem às semifinais e final. Quem vencer todos os jogos é, obviamente, o campão mundial.

O Brasil é o maior campeão  de Copas do Mundo. São 5 taças ao todo.

O Brasil é o maior campeão de Copas do Mundo. São 5 taças ao todo.


O país com mais títulos até hoje é o Brasil! Além disso, o Brasil é também a única seleção a participar de todas as edições da Copa.

Curiosidades da Copa do Mundo:

  1.  O primeiro gol feito na Copa do Mundo foi marcado pelo jogador francês Lucien Laurent em 1930, no Uruguai. O primeiro gol aconteceu aos 19 minutos do primeiro tempo
  2. O gol mais rápido foi marcado por Hakan Sukur (Turquia) em apenas 11 segundos de bola rolando.
  3. O jogador que mais disputou uma final de Copa do Mundo foi Cafu (Brasil), 3 vezes. Além disso, Cafu é o recordista mundial em número de vitórias em Copas, totalizando 16 vitórias
  4. Klose é o maior goleador em Copas com 16 gols.
  5. No mesmo jogo o jogador que mais fez gols foi Oleg Salenko da Rússia, foram 5 gols na vitória por 6 x 1 no Camarões.
  6. A Copa da África em 2010 foi a primeira realizada no continente.
  7. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu por causa da Segunda Guerra Mundial
  8. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), a taça Jules Rimet (troféu oficial da Copa do Mundo) ficou escondida dentro de uma caixa de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.
  9. Walter Zenga foi o goleiro a ficar mais tempo sem tomar gols em uma Copa. No total , ele permaneceu 517 minutos de jogo invicto.
  10. Com 42 anos, o camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo.
  11. O jogador mais jovem a marcar é Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele converteu um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.

O gol de pé descalço

Talvez um dos fatos mais curiosos da história da Copa do Mundo foi o gol que o jogador brasileiro Leônidas, também conhecido como “diamante negro” fez na edição de 1938. Confira na entrevista com o jogador o tão famoso gol que fizera.

Sheik apitando o jogo

Outro fato muito curioso aconteceu em 1982, na Copa da Espanha, quando o Sheik Fahad do Kuwait, invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas