Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Curiosidades sobre Câncer de próstata

Curiosidades sobre Câncer de próstata

Homem

O câncer de próstata é um tumor maligno que atrapalha o bem estar dos homens. Para diagnosticar este mal basta fazer alguns exames, o mais conhecido é o exame de toque renal, realizado por médicos especialistas, como o urologista.

Câncer de próstata, quanto mais rápido o diagnostico, mas eficaz é o tratamento

Câncer de próstata, quanto mais rápido o diagnostico, mas eficaz é o tratamento.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre câncer de próstata (glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal), que é o segundo tumor maligno mais frequente em homens no Brasil. Como o nome já diz é um câncer que ocorre na próstata, que é uma glândula que esta localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, um canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Geralmente os homens não se preocupam tanto com a saúde como as mulheres, existe o receio de ir ao médico por “n” fatores, a resistência é tanta que a maioria dos homens que fazem exames periódicos é por que foram “arrastados” pelas esposas, porém isso é preocupante já que a demora em fazer exames podem trazer sérios riscos para a saúde inclusive o câncer de próstata.

Sintomas

Alguns sintomas para, se identificar um câncer de próstata é um incomodo na hora de urinar, algumas dores na região lombar, dor na bacia ou joelhos, problemas de ereção, e sangramento pela uretra.

Bem pouco dos casos de canceres de próstata tem componentes hereditário, isso acontece mais em casos de homens mais jovens.

Diagnostico

A maioria dos cânceres de próstata não apresentam sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Para diagnosticar este mal, em homens acima de 50 anos, é realizado o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue, que é feito através de exames de sangue serve para verificar se há a presença do câncer sem sintoma. Entretanto é interessantes fazer os dois exames já que são complementares, pois o câncer pode não ser palpável pelo toque retal.

Negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Tratamento

O tratamento é feito com base no tamanho e classificação do tumor, em alguns casos é usado medicamentos, radioterapia, hormonoterapia, e em casos extremos remoção cirúrgica da próstata (prostatectomia).

Prevenção

Para prevenir o câncer de próstata, é interessante a partir dos 50 anos fazer exames preventivos, optar por uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, fumantes e pessoas obesas tem chances a mais de ter a doença.

Para aqueles com história familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos, recomenda-se realizar esses exames a partir dos 45 anos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas