Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » De onde vem o medo?

De onde vem o medo?

Sentimento

O medo é algo que todos nós sentimos, algumas vezes para o bem outras para o mal; descubra de onde ele vem

O medo é algo normal que todo o ser humano sente. (Imagem: Reprodução)

O medo é algo normal que todo o ser humano sente. (Imagem: Reprodução)

O medo é entendido como um sentimento que é demonstrado em atitudes como: “receio de fazer algo que apresente algum tipo de ameaça a si mesmo”. Pode-se classificá-lo como uma reação de todo ser humano que seria um medo normal, despertado através de estímulos reais.

Essa reação geralmente aparece quando a pessoa não esta preparada fisicamente, ou psicologicamente para alguma situação nova ou algo inesperado fora do cotidiano. É aí então que surge junto com o susto, o medo.

Seria o medo apenas pensamento em sua mente?

Além disso, talvez esse sentimento possa surgir por traumas de altura, água, escuro, assaltos, enfim diversos motivos podem acarretar o medo.

Sabendo que todas as pessoas temem algo, desta forma para evitar ou livrar-se de tal pavor é necessário escolher entre lutar contra ele e superá-lo, ou fugir daquilo que se teme e conviver com o medo o resto da vida.

Mas afinal, como surge o medo

Estudos revelam que o medo acaba surgindo ao longo da vida: Em algum momento quando se sentiu ameaçado; na infância quando uma criança foi impedida de fazer algo; pessoas que não acreditam em sua própria capacidade; ou até aqueles que em algum momento perderam algo e tem medo de tentar novamente com receio de perder outra vez.

O medo está por toda a parte (Imagem: Reprodução)

O medo está por toda a parte (Imagem: Reprodução)

Para lutar contra o medo, é preciso primeiramente conhecer seus próprios limites e reconhecer até onde este medo te atrapalha. Se uma pessoa conviver com esse temor, pode chegar um tempo que ela desenvolverá uma fobia  daquilo. É muito estressante viver amedrontado. A ansiedade e o pânico também fazem parte do medo:

Ansiedade – A ansiedade seria um estágio leve do medo, pois é onde se teme antes de algo acontecer: “as mãos tremem e ficam geladas e rosto fica pálido”, percebemos bem que o medo acaba provocando reações físicas e psicológicas.

Pânico – O pânico, ou pavor ao contrário da ansiedade, já é um estágio grave do medo, que pode causar até depressão, no momento em que se transforma em fobia, comprometendo relações sociais, e causando grande sofrimento.

É possível curar o medo?

O medo é superado com tratamentos gradativos, feito com ajuda de psicólogos onde dia após dia quem sofre desse mal vai se libertando e encorajando-se até enfrentar o medo para que haja um equilíbrio e isso não o prejudique tanto.

É necessário também entender o que o medo representa pra você, e não o que o outro pensa a respeito disso. O maior profissional para superar qualquer medo, é você mesmo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Rosângela de Carvalho comentou:

Fico imaginando o homem primitivo, como seriam seus medos? tendo que enfrentar a natureza, buscar comida , água para sobreviver, sem o google para ensinar rsrs. Quando eu era criança, tive uma experiencia com o medo, logo depois que a minha mãe morreu, na minha casa só tinham homens, meus irmãos e meu pai, bem mais velhos, poderiam ser tios e meu pai o avô, eu via na parede quando ia dormir e já estava quase dormindo e de repente abria os olhos,na parede uma aranha. A cama era encostada na parede, eu gritava aiiiiiii e meu irmão acendia a luz e não tinha nada, eu não podia dizer à ele que ele não iria ver, quando ela ia andando desaparecia , mas ele sempre procurava, assim uma noite instintivamente eu bati com a mão na parede para matar a aranha, sabe nunca mais apareceu,esse foi o seu fim.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas