De onde vem o medo?

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » De onde vem o medo?





O medo é algo normal que todo o ser humano sente. (Imagem: Reprodução)

O medo é algo normal que todo o ser humano sente. (Imagem: Reprodução)

O medo é entendido como um sentimento que é demonstrado em atitudes como: “receio de fazer algo que apresente algum tipo de ameaça a si mesmo”. Pode-se classificá-lo como uma reação de todo ser humano que seria um medo normal, despertado através de estímulos reais.

Essa reação geralmente aparece quando a pessoa não esta preparada fisicamente, ou psicologicamente para alguma situação nova ou algo inesperado fora do cotidiano. É aí então que surge junto com o susto, o medo.

Seria o medo apenas pensamento em sua mente?

Além disso, talvez esse sentimento possa surgir por traumas de altura, água, escuro, assaltos, enfim diversos motivos podem acarretar o medo.

Sabendo que todas as pessoas temem algo, desta forma para evitar ou livrar-se de tal pavor é necessário escolher entre lutar contra ele e superá-lo, ou fugir daquilo que se teme e conviver com o medo o resto da vida.

Mas afinal, como surge o medo

Estudos revelam que o medo acaba surgindo ao longo da vida: Em algum momento quando se sentiu ameaçado; na infância quando uma criança foi impedida de fazer algo; pessoas que não acreditam em sua própria capacidade; ou até aqueles que em algum momento perderam algo e tem medo de tentar novamente com receio de perder outra vez.

O medo está por toda a parte (Imagem: Reprodução)

O medo está por toda a parte (Imagem: Reprodução)

Para lutar contra o medo, é preciso primeiramente conhecer seus próprios limites e reconhecer até onde este medo te atrapalha. Se uma pessoa conviver com esse temor, pode chegar um tempo que ela desenvolverá uma fobia  daquilo. É muito estressante viver amedrontado. A ansiedade e o pânico também fazem parte do medo:

Ansiedade - A ansiedade seria um estágio leve do medo, pois é onde se teme antes de algo acontecer: “as mãos tremem e ficam geladas e rosto fica pálido”, percebemos bem que o medo acaba provocando reações físicas e psicológicas.

Pânico - O pânico, ou pavor ao contrário da ansiedade, já é um estágio grave do medo, que pode causar até depressão, no momento em que se transforma em fobia, comprometendo relações sociais, e causando grande sofrimento.

É possível curar o medo?

O medo é superado com tratamentos gradativos, feito com ajuda de psicólogos onde dia após dia quem sofre desse mal vai se libertando e encorajando-se até enfrentar o medo para que haja um equilíbrio e isso não o prejudique tanto.

É necessário também entender o que o medo representa pra você, e não o que o outro pensa a respeito disso. O maior profissional para superar qualquer medo, é você mesmo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes