Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Dengue – sintomas e como combater

Dengue – sintomas e como combater

Cuidado

Todos os anos o Brasil sofre com casos de dengue, mas se cada um fizer sua parte, esse problema pode ser facilmente combatido.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (Imagem: Reprodução)

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (Imagem: Reprodução)

A dengue é uma doença caracterizada por sintomas que, às vezes, são inicialmente confundidos com os de uma gripe: fraqueza, falta de apetite, febre, manchas na pele e fortes dores de cabeça e nas articulações. Pode evoluir de forma benigna, ocorrendo à cura em alguns dias. No entanto, pode evoluir para uma forma extremamente grave, a dengue hemorrágica, que costuma ser fatal.

É recomendável que logo após os primeiros sintomas, seja procurada assistência médica, evitando-se a automedicação e consequente uso inadequado de medicamentos. O ácido acetilsalicílico presente em certos medicamentos antitérmicos e analgésicos não deve ser tomado por pessoas com dengue, pois esse composto interfere na coagulação do sangue e pode contribuir para o agravamento das hemorragias (no caso de dengue hemorrágica).

A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada do mesmo mosquito que transmite a febre amarela urbana, o Aedes Aegypti, a melhor maneira de combater esse mosquito é evitando a sua proliferação. Você já deve estar cansado de ouvir, mas a dica é sempre a mesma: não deixar água parada em nenhum recipiente.

Dicas para combater a dengue (Imagem: Reprodução)

Dicas para combater a dengue (Imagem: Reprodução)

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas