Depressão na Adolescência

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Depressão na Adolescência





Saiba um pouco mais sobre essa dificuldade que na adolescência fica ainda maior!

O que é: Doença crônica, onde o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado acaba por comprometerem o convívio social.

Na adolescência o organismo e a mentalidade do jovem passam por algumas oscilações o que é normal, porém alguns sentimentos como tristeza que trazem junto à irritação exagerada, a falta de interesse e animo para aquilo que até então fazia parte do cotidiano já se pode começar a perceber que algo não está caminhando como deveria.

Pensamentos negativos, baixa estima desinteresse em relação ao próprio futuro, isso é sinal de um alguém deprimido. E é a partir daí que os problemas mais sérios começam a surgir.

A depressão mostra nitidamente dificuldades em realizar tarefas do cotidiano, desconcentração nos estudos, chorar com facilidade, medos, angustias, melancolias, relações sociais ruins acabam por infelizmente aumentar o risco do adolescente se envolver com drogas, e consequentemente surgirem até ideias de suicídio.

Aumentou muito o índice de suicídios entre adolescentes, nos últimos 20 anos. Onde é preciso aprender que depressão é uma doença como qualquer outra e precisa de tratamento médico. No entanto um problema que se pode observar é que os jovens acabam por não reconhecer que estão deprimidos por vergonha, pensar que isso é sinal de fraqueza, decepção para família e no começo até tentam esconder, mas não é fácil esconder a tristeza que cada vez mais está expressa no adolescente.

No geral os sintomas notáveis seriam insônia, perda do apetite, fadiga ou perda de energia, sentimentos de culpa. Nesse momento é fundamental que os amigos, professores, e principalmente os pais ajudem seus filhos a superar esse mal.

Enfim a depressão no adolescente é difícil de ser reconhecida. Mas uma vez pensada nessa possibilidade é importante falar e procurar as soluções. Onde aquelas pessoas que querem bem a pessoa que sofre desse mal devem ajuda-la de todas as formas, e jamais agirem de forma que possa deixa-la pior ainda.

Curiosidades:

* Quando um dos pais tem depressão aumenta de 2 a 4 vezes o risco dacriança ou adolescente.

* Após uma resposta clinica, o tratamento deve ser mantido por seis meses, para evitar recaídas.

* Violência sofrida na primeira infância também pode aumentar o risco.

* O risco de apresentar depressão é o mesmo para meninos e meninas antes da puberdade, porém mais tarde isso acaba se tornando duas vezes maior no sexo feminino.

* Depressão está presente em 5% dos adolescentes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes