Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Dermatite seborreica tratamento e sintomas

Dermatite seborreica tratamento e sintomas

Caspa

A dermatite seborreica é uma doença que geralmente surge no couro cabeludo e tem como um dos principais sintomas a caspa.

A caspa é um sintoma da dermatite seborreica.

A caspa é um sintoma da dermatite seborreica.

Mais conhecida como caspa a dermatite seborreica é uma alteração do couro cabeludo e/ou de determinadas partes da face tais como: supercílios, ouvidos, cantos do nariz). As causas dessa doenças ainda não são totalmente conhecidas, porém a inflamação da mesma pode ter origem genética ou até mesmo ser causada por alguma alergia, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio e excesso de oleosidade. Existe também um fungo que pode causar a dermatite seborreica, chamado de Pityrosporum ovale.

Ela pode aparecer logo nas primeiras semanas de vida do bebê e nessa fase ela recebe o nome de crosta-láctea, porém não precisa se preocupar tanto, pois sua condição é inofensiva e temporária. Os sintomas dessa doença nessa idade são crostas grossas e amarelas ou marrons que aparecem no couro cabeludo da criança. Podem também ser encontradas escamas semelhantes nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

A dermatite seborreica não é contagiosa e não é causada pela fata de higiene, além disso ela não é uma alergia, e não é perigosa, porém deve ser tratada para evitar incômodos.

Principais sintomas

O surgimento da dermatite seborreica é muito mais comum em locais que nossa pele é oleosa ou gordurosa, pálpebras, couro cabeludo, sobrancelhas, lábios, vincos do nariz, atrás das orelhas, e tórax. Seus principais sintomas são:

– Vermelhidão leve na área afetada;

– Escamas brancas que descamam (caspa);

– Escamas amarelas oleosas que ardem;

– Aumento da oleosidade na pele e no couro cabeludo;

– Possível queda de cabelo;

– Coceira, que se feita pode agravar a situação da dermatite seborreica.

Tratamento

Não se esqueça que antes de sair se tomando ou usando qualquer tipo de remédio ou creme, deve ser feito um diagnóstico por um dermatologista. Mas, quanto mais rápido a dermatite seborreica é tratada mais rápido ela some, por isso o indicado é seguir seguintes medidas: aumentar a frequência de lavagens; parar de usar sprays, pomadas e géis para o cabelo; diminuir o uso de chapéus ou bonés, shampoos que contenham enxofre, zinco, anti fúngicos, selênio, alcatrão e ácido salicílico; cremes e pomadas com anti fúngicos e em alguns casos com corticosteroide, e outras indicadas pelo dermatologista.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas