Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Descubra como esse pequeno pássaro ajudou a melhorar o trem-bala

Descubra como esse pequeno pássaro ajudou a melhorar o trem-bala

Curiosidade

Esse pequeno pássaro, conhecido como martim-pescador foi essencial para resolver um problema crucial do trem-bala

O martim-pescador é um dos responsáveis pro sucesso dos trens-bala

O martim-pescador é um dos responsáveis pro sucesso dos trens-bala (Imagem: Reprodução)

O trem-bala muito popular no mundo todo – principalmente no Japão – são famosos por conseguirem atingir velocidades maiores que 600 quilômetros por hora, possibilitando assim um transporte seguro e obviamente rápido para as pessoas. Mas, você sabia que o trem-bala deve parte de seu sucesso a um pequeno pássaro, conhecido como martim-pescador?

É isso mesmo que você leu, esse animalzinho intrigou por muito tempo Eiji Nakatsu – um dos engenheiros responsáveis pelos testes em trens-bala. Algo que impressionava Nakatsu era o mergulho sem espirrar muita água que o martim-pescador dava enquanto caçava sua refeição. Isso fazia ele se perguntar como esse pássaro conseguia se adaptar tão rapidamente a transição da baixa resistência do ar para a alta resistência da água.

A resposta a essa pergunta era de extrema necessidade e foi crucial para que o trem-bala desse certo, pois na época havia um problema que quando o trem entrava em um túnel estreito em alta velocidade, esse ato produzia ondas de pressão atmosférica similares a de uma tsunami que saiam do túnel à velocidade do som, criando ondas de baixa frequência que produziam um grande estrondo e uma vibração aerodinâmica que podia ser ouvido e sentido por pessoas a 400 metros do local.

O bico do martim-pescador foi utilizado como base para o bico do trem-bala

O bico do martim-pescador foi utilizado como base para o bico do trem-bala (Imagem: Reprodução)

Para resolver esse problema, os projetistas resolveram copiar o bico do martim-pescador ao design do bico do trem. O resultado foi surpreendente, com a mudança o trem-bala passou a viajar 10% mais rápido e a consumir 15% menos de energia. Além disso, o problema com o estrondo também foi resolvido, já que pressão do ar reduziu em 30%.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas