Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Descubra o motivo dos cirurgiões usarem roupas verdes ou azuis

Descubra o motivo dos cirurgiões usarem roupas verdes ou azuis

Agulhada

Com certeza você não está nem um pouco afim de se encontra com um cirurgião, mas não custa nada descobrir o por que deles usaram roupas verdes e azuis durante as cirurgias.

Vestes azuis e verdes são comuns em mesas de cirurgia. (Imagem: Reprodução)

Vestes azuis e verdes são comuns em mesas de cirurgia. (Imagem: Reprodução)

Se encontrar com um médico não é uma das melhores coisas do mundo, principalmente quando ele está com uma roupa verde ou azul, já que isso provavelmente significa: cirurgia. Mas, você sabe o por que de usarem uma roupa dessa cor?

A resposta está no espectro de cores, já que as diversas tonalidades de vermelho, abundantes durante as cirurgias, são cores complementares de diversos tons de azul e verde. Basicamente, em um espectro de cores, o vermelho e suas variações estão no extremo oposto do azul e do verde.

Para que você tenha uma ideia de como isso funciona, faça o seguinte teste: olhe durante 10 para a imagem abaixo e, em seguida, para uma superfície branca.

Observe esta imagem durante 10 segundo e depois olhe para uma superfície branca.

Observe esta imagem durante 10 segundo e depois olhe para uma superfície branca.

Você provavelmente deve ter visto um coração azul-esverdeado. Essa seria a mesma sensação de um cirurgião ao olhar para os jalecos brancos de outros médicos e enfermeiros.

Antigamente só se usava jalecos totalmente branco. Segundo um artigo de 1998 do Today’s Surgical Nurse, os jalecos coloridos só foram surgir no começo do século 20 por um influente médico.

As cores ciano, turquesa e celeste são opostas a cor vermelha

As cores ciano, turquesa e celeste são opostas a cor vermelha. (Imagem: Reprodução/Wikipedia)

Além de impedir que os cirurgiões fiquem distraídos vendo “fantasmas” de cor verde, olhar para algo verde ou azul, de tempos em tempos, auxilia o cérebro a notar mais facilmente o vermelho.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas