Você está em: Clikaki »   Atualidades » Meio Ambiente » Desperdício de alimentos no Brasil

Desperdício de alimentos no Brasil

Deixou comida no prato?

Cerca de 30% de tudo o que é produzido aqui no Brasil é desperdiçado! Essa quantidade de alimento jogada fora daria para alimentar mais de 54.000.000 milhões de pessoas por dia!

O desperdício Foto:(CEASA-RS, Dorleas, Fernando Freitas)

O desperdício é um dos problemas sociais que o Brasil enfrenta com dificuldade. Foto: (CEASA-RS, Dorleas, Fernando Freitas)

Sem sombra de dúvidas o solo brasileiro é um dos maiores produtores de alimentos do mundo! É o que comprova um relatório da Akatu, em 2013. Vale notar que o Brasil produz alimentos muito mais do que necessita para a sua população, cerca de 25% a mais.

Mas, infelizmente, apesar de toda essa riqueza, grande parte de todo o alimento acaba indo para o lixo. Cerca de 30% de tudo o que é produzido aqui é desperdiçado, o equivalente a cerca de 28 milhões de toneladas de alimentos.

De quem é a culpa do desperdício?

O desperdício de alimento não acontece só quando o consumidor deixa a comida no prato. Esse problema pode começar logo na produção dos alimentos onde cerca de 10% do plantio acaba sendo desperdiçado pelo mau manuseio ou uso demasiado de agrotóxicos na alimentação.

Depois, quase metade dessa produção acaba indo para o lixo devido à má conservação de armazenamento e transporte. Quando chega para as grandes centrais de abastecimentos, muita comida vai para o lixo pela má distribuição!

Alias, quem já foi num fim de feira no domingo de manhã e não viu uma grande quantidade de alimentos jogados no lixo, até mesmo nas ruas? Daí, quando chega ao prato do consumidor, eles fazem questão de jogar de 10% a 20% do que deveriam consumir.

Essa quantidade de alimento desperdiçado aqui no Brasil daria para dar um prato de comida mais de 54.000.000 milhões de pessoas por dia, ou três refeições como café da manhã, almoço e janta para 19.000.000 de pessoas.  Esse problema acaba sendo refletindo socialmente, financeiramente e ambientalmente, alarmando a necessidade de uma politica pública para combater o desperdício de alimento.

Os alimentos mais desperdiçados no Brasil são as frutas, as hortaliças, as raízes e os tubérculos.  A batata por exemplo, muitas vezes ela está excelente para o consumo, mas só porque tem uma pontinha preta, os vendedores já a jogam no lixo! Aí é que entra a conscientização por parte dos consumidores com respeito ao desperdício.

Conheça os bancos de alimentos

Os bancos de alimentos, são estruturas físicas onde voluntários doam alimentos para os bancos que fazem a distribuição para entidades assistenciais que estão cadastradas para recebe-los.

Infelizmente ainda esses bancos de alimentos não suprem a necessidade de fome de todos, mas falar a respeito deles pode ajudar as pessoas a virem conhecer esses programas e contribuir.

Organizações não governamentais ajudam instituições e famílias a conseguirem refeições diariamente, através do banco de alimentos. (Foto: ONG Banco de Alimentos)

Organizações não governamentais ajudam instituições e famílias a conseguirem refeições diariamente, através do banco de alimentos. (Foto: ONG Banco de Alimentos)

Atualmente, cerca de 1,3 milhão de pessoas são alimentadas todos os meses pelos 74 bancos de alimentos espalhados pelo país. As prefeituras e os governos estaduais podem pedir esses bancos como ajuda desde que sejam federados e estejam de acordos com os editais de seleção pública.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas