Você está em: Clikaki »   Atualidades » Dia do Trabalho

Dia do Trabalho

Dia 1º de Maio é comemorado o Dia do trabalho, este dia é marcado para comemorar e celebrar as inúmeras conquistas dos trabalhadores ao longo do tempo. Pouco do contexto histórico Em 1 de maio de 1886 aconteceu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra as condições de […]

Dia 1º de Maio é comemorado o Dia do trabalho, este dia é marcado para comemorar e celebrar as inúmeras conquistas dos trabalhadores ao longo do tempo.

Pouco do contexto histórico

Em 1 de maio de 1886 aconteceu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra as condições de trabalho que tinha como uma carga horária exaustiva de 13 horas diárias de trabalho isso mesmo 13 horas!

Esta greve paralisou os Estados unidos, resultado deste conflito que perdurou por mais alguns dias onde a revolta envolveu policiais ao final de tudo o protesto ficou conhecido como ”Revolta de Haymarket”.

“No dia 4 de maio, em um conflito de rua manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, o que provocou a morte de sete. Em meio à confusão o resultado foi à morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas”.

Pouco mais da história do dia 1º de maio

Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, entretanto foi em 1 de Abril que foi proclamado feriado nacional, nesta mesma época a jornada de trabalho cairia para 8 horas diárias isso aconteceu em 23 de abril de 1919 pela ratificação do senado francês.

Logo após a França ter estabelecido a data a Rússia resolveu adotar a mesma como comemorativa no ano de 1920, já aqui no Brasil a data foi consolidada apenas em 1925 no governo de Artur Bernardes.

Atualmente muitos países já adoraram este feriado dedicando festas, passeatas, exposições, enfim diversas manifestações.

Fatos que também fazem parte do dia do trabalho.

1º de maio de 1940: Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo com o intuito de dignificar as famílias.

Em 1º de maio de 1941: Foi criada a Justiça do Trabalho, para resolver questões judiciais relacionadas às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Vamos definir trabalho

Podemos estra definindo trabalho como “qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo”.

O trabalho na vida do homem

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através do trabalho digno que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, satisfação pessoal, riquezas materiais, e desenvolvimento econômico. O que o faz muito valorizado.

Diferença entre trabalho e emprego

Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto trabalho envolve a atividade executada em si, emprego refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas