Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Dicas de como dirigir na chuva

Dicas de como dirigir na chuva

Segurança

O primeiro passo para conseguir dirigir bem na chuva é diminuir a velocidade. Ligar os faróis, usar o para-brisa e ter pneus próprios trarão menos dificuldade no momento em que você estiver guiando o automóvel.

Dirigir na chuva

Dirigir sem cautela na chuva é sinônimo de falta de segurança. Diminua a velocidade.. (Foto:Reprodução)

Um dos grandes problemas que dificultam na hora de dirigir é a chuva. Todos os motoristas sentem as diferenças de dirigir em uma pista molhada e em uma pista seca. Enquanto está chovendo as ruas ficam mais escorregadias e isso causa perca de estabilidade do veículo. Isso não serve apenas para carros, para os motoqueiros, os dias chuvosos acabam sendo ainda muito piores.

Dicas de como dirigir na chuva com o carro

A sua atenção deverá ser redobrada ao dirigir em pista molhada. Em dias assim sua visibilidade é bem menor e a probabilidade para que aconteçam acidentes de trânsito são consideravélmente maiores. Se possível, não saia para dirigir na hora em que estiver chovendo. Espere-a passar.

Quando começar a chover é bom você desacelerar o carro. Ande mais devagar para que o veículo possa ter mais contato com o solo, se o carro não estiver estável pode acontecer a chamada “aquaplanagem” que faz o pneu perder contato com o solo, devido a uma camada de água e você não conseguirá conduzi-lo bem. A estabilidade cai muito nos dias de chuvas.

Sempre que estiver chovendo ligue os faróis, pois eles te ajudarão na visibilidade e também  ajudarão a guiar o carro que estiver atrás de você.

Nunca se esqueça de ligar o limpador de para-brisa.

Quando a chuva estiver muito forte, a ponto de você não ter visibilidade nenhuma, reduza a velocidade do seu carro para 15 km/h ou pare.

Não freie rapidamente, pois isso poderá fazer com o que o seu carro rode.

Verifique pelo retrovisor se o seu pneu está deixando algum rastro grosso no asfalto significará que ele está bom, mas se ele não estiver marcando significa que já está na hora de trocar.

Dicas de como dirigir na chuva de moto

Moto na chuva

Procure manter a boa postura em cima da moto. Use capas e luvas em dias chuvosos. (Foto: Reprodução)

A moto se torna um veículo muito mais sensível e perigoso com a pista molhada. Qualquer freada mais brusca pode fazer com que sua moto escorregue e você leve um tombo. Por isso, triplique a atenção. Nada de sair zanzando entre os carros, permaneça atrás deles para a sua segurança.  Uma boa dica é tentar seguir o rastro dos veículos automóveis que estão a sua frente, isso te dará mais estabilidade e você encontrará menos sujeira pela pista.

Se a chuva começar a se tornar uma tempestade, pare. Aumente a distância entre os veículos, assim você evitará ter que frear bruscamente. Ao frear, use primeiro os traseiros, depois os dianteiros, assim você irá transferir o peso da moto normalmente evitando derrapagem. Ao realizar curvas, não as faça muito inclinadas.

Evite ao máximo as poças d’águas ou lugares onde não há boa visualização com o solo.

Mantenha os pneus bem calibrados de acordo com as especificações do fabricante.

A viseira do capacete pode se tornar um vilão em dias de chuva. Ela fica toda embaçada. Uma boa dica é enceirar a viseira antes de sair.

Essas são algumas dicas que te auxiliarão em quanto estiver dirigindo na chuva, nunca deixando de prestar muita atenção no trânsito, principalmente em dias de chuvas. Dirija sempre para você e para os “outros” também.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Raul comentou:

uma vez eu vi na TV que quando a chuva estiver muito forte é bom colocar óculos de sol para dirigir, pois eles melhoram sua visibilidade…

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas