Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Dicas de interpretação de texto

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 26 de outubro de 2011 às 16:11
Autor Por: Guilherme

Dicas de interpretação de texto

Dicas de interpretação de texto. Veja como a interpretação pode te ajudar a tirar melhores notas nas provas.

Dicas de interpretação de texto

Interpretar um texto é o ato de ler e dessa leitura tirar suas próprias conclusões, porém conclusões que correspondem exatamente ao que o texto quer nos transmitir.

Na grande maioria das provas, é essencial ter uma boa interpretação de texto. Muitas vezes as questões podem estar voltadas para aquilo que você leu e entendeu, e elas sempre contam muitos pontos para quem conseguir acertá-la.

Mas, muitas pessoas têm dificuldades para fazer isso, por isso, a primeira dica é sempre prestar atenção no tema central do artigo, tentar encontrar qual a principal informação que o autor quiz transmitir ao escrever aquele texto.

Antes de  começar a ler mais dicas de como fazer uma boa interpretação, lembre-se sempre de que quanto mais você ler, mais conhecimento você terá, mais habituado você estará na hora de fazer uma interpretação e mais argumentos convincentes você terá a sua disposição.

Isso não serve somente para interpretações na hora de fazer uma prova, serve para nossa vida. Portanto, nunca deixe de ler.

Dicas de interpretação de texto:

Leia o texto tentando ter uma visão geral do assunto tratado. Com certeza quem escreveu aquele texto teve alguma intenção em especial, tente descobrir qual é essa intenção. Não tenha preguiça de ler o texto. Leia quantas vezes seja necessário e pelo menos três vezes.

Se o tempo permitir, leia o texto de maneira despreocupada na primeira vez, assim você vai ter uma base para os assuntos mais específicos.

Porque ler é importanteJá na segunda, tente ser um dos personagens envolvidos na história, tente imaginar o cenário, viver aquele momento, quanto mais real você tornar a leitura, mais fácil você conseguirá interpretar o texto apresentado.

Na terceira, faça perguntas a alguns trechos como: “Mas porque Maria veio parar aqui mesmo?” Tente se lembrar dos fatos ocorridos, bem como a sequência que o texto traz. Mas, não deixe que suas idéias passem por cima sobre as idéias do autor. “Não viaje na maionese”.

Separe o texto em partes de acordo com os fatos ocorridos. Toda história, todo texto tem um começo, um meio e um fim. Todo texto tem uma causa, um lugar. Esses fatos são os que voce deve encontar logo de cara.

Bom, depois de conseguir entender o texto, tome cuidado com o enunciado da questão. Leia várias vezes a pergunta para ter certeza que você dará a resposta certa. Questões alternativas não permitem que duas questões estejam certas.

Tome cuidado com os vocábulos. Tenha sempre atenção a perguntas com predicados e adjuntos adverbiais. E por fim, preste demasiada atenção a questões voltadas para assuntos superficiais.

Com o avanço da tecnologia, será que as bibliotecas vão acabar?

Boa leitura, boa interpretação e boas notas!

Avalie e compartilhe este artigo:

Dicas de interpretação de texto
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)

Comentários

Joana Maria comentou:

Boa tarde! Adorei essas dicas adoro trabalhar com a Língua Portuguesa porém não sei interpretar as questões, principalmente de vestibular, adoro fazer poemas e estudar, mas sempre procuro ir além dos meus conhecimentos pois sei que tem um futuro que me aguarda lá fora!

Sou estudante e tenho 17 anos ..

Responder

Deixe o seu comentário