Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Dicas para parar de roer unhas

Dicas para parar de roer unhas

Onicofagia, mais conhecido como roer unhas, os cantos, a pele em volta dela, infelizmente este é um hábito de muitas pessoas e ele pode causar muitos problemas.

Onicofagia, mais conhecido como roer unhas, os cantos, a pele em volta dela, infelizmente este é um hábito de muitas pessoas e ele pode causar muitos problemas.

Existem muito fatores que levam uma pessoa a roer unhas, porém um pequeno momento de nervosismo, irritabilidade, euforia pode acabar causando este hábito, no mundo todo milhões de pessoas passaram por este hábito em algum momento da vida e existem várias delas que ainda vivem com este problema. O ato de roer unhas acaba sendo para as mulheres antiestético e para os homens falta de higiene, mas para os dois acaba sendo um problema antiestético e anti-higiênico. Felizmente a onicofagia crônica termo usado por especialistas tem tratamento e cura.

Os fatores que mais influenciam uma pessoa a começar a roer unhas é o estresse, fome, ansiedade, tédio, distúrbios mentais, desordens emocionais, irritabilidade, nervosismo entre outros. Também são muitos os problemas que este hábito trás, pois quando você rói a unha você acaba ingerindo as bactérias e os microorganismos presentes em baixo da unha e isso acaba causando infecções, inflamações, podendo afetar vários órgãos. As pessoas que possuem o vício de roer unhas não roem apenas as unhas, mas retiram a cutícula e a pele em volta dela, e isso faz com que a unha fique sem nenhuma proteção.

E acaba dificultando os dedos na hora escrever, digitar, tocar instrumentos musicais, dirigir, pois as pontas dos dedos acabam se tornando sensível a qualquer contato, e isso pode causar até o desaparecimento de suas digitais. Existem dois tratamentos para se livrar desse hábito, um deles é uma terapia comportamental e o outro é com uso de medicamentos, se você possui esse hábito o recomendado é consultar um médico especialista para que ele possa avaliar o seu quadro clínico, e descobrir qual é o motivo que te leva a roer unhas e assim determinar qual será o seu tratamento.

Existe um tratamento simples para este hábito que é se distraindo seja ele praticando um esporte, ou mexendo no computador, pois isso faz com que a ansiedade diminua e assim você acaba “esquecendo das unhas”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

janine nunes da silva comentou:

eu so fico roendo a unha como é que eu faço para nao roer a unha

Responder
rodrigotota comentou:

muito interessante
e eu achva que era so doidera minha

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas