Dicas que tornarão seu currículo mais atraente

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Dicas que tornarão seu currículo mais atraente





curriculo1

Para quem está buscando emprego, um bom currículo é sempre a porta de entrada às oportunidades. Mas como fazer um? Quais as informações necessárias? Para começar, vamos entender melhor o que é um currículo. Resumidamente, é um documento solicitado por empresas no qual se preenche de forma clara e objetiva informações sobre escolaridade e experiências profissionais específicas do candidato à vaga em questão. Para se destacar, preste atenção nas dicas que seguem. Looking for 2000 dollar loans to cover unexpected medical expenses?

INOVE NO MODELO

Para que seu currículo não passe despercebido em relação aos dos outros candidatos à vaga que pretende ocupar, é necessário ficar atento ao modelo de currículo que vai escolher. Não se atenha a modelos batidos e ultrapassados. Assim, seu currículo terá um atrativo a mais, que chamará a atenção antes mesmo de ser lido.

PREENCHIMENTO

1. Dados pessoais – Nome, telefone, data de nascimento, CPF, RG, estado civil e e-mail, são as informações básicas que não podem faltar. Fique atento ainda às exigências da empresa, pois algumas podem solicitar também outras informações.

2. Perfil profissional – Deve-se atentar bastante a este item, que é a etapa mais importante do currículo. Escreva, resumidamente, um pouco sobre sua experiência, condição e objetivos profissionais. Se procura emprego numa cidade que não é a qual reside, explique isso nesta seção. Por exemplo: Estudante de arquitetura, atualmente reside em SP e possui experiência na área de projeção. Procura oportunidade na área de comunicação visual em Brasília. Observe que a seção é escrita em 3ª pessoa.

3. Escolaridade – Se for um candidato de 2º grau, coloque a escola frequentada. Mas se for de ensino superior, foque na graduação, nome da instituição, curso, data de início e término ou previsão de conclusão caso ainda esteja cursando. Nesta seção consta também pós-graduação e mestrado, por exemplo, se houver.

4. Experiência profissional – É aqui que deve estar suas experiências anteriores: empresa, cargo, atividade e estágios. Descreva o que fazia, suas responsabilidades e turnos de trabalho. Coloque o tempo que trabalhou em anos ou meses, para ser mais preciso. Atividades que não tenham relação com o cargo desejado, não são necessárias.

5. Formação complementar – Cursos de curta duração, idiomas [nesse caso, pode-se criar um tópico a parte constando o tempo que fala determinado(s) idioma(s)], carga horária e ano de realização. Especifique o nível como básico, intermediário ou avançado e instituição de realização.

6. Conhecimentos completares – conhecimentos de informática, manuseio de máquinas ou outras informações relevantes.

DICAS IMPORTANTES

Escrita: fique atento com possíveis erros de português, estes são inaceitáveis;

Organização: informações bem posicionadas, para fácil compreensão;

Objetividade: evite ultrapassar duas páginas de currículo ou provavelmente não será lido inteiro, seja direto;

Impessoalidade: não coloque características pessoais do tipo “comunicativo, bom relacionamento, aprende rápido”. Posteriormente, numa possível entrevista essas características podem interessar, no currículo não;

Sinceridade: nunca invente habilidades que não tem.

Anotou? Então boa sorte.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes