Você está em: Clikaki »   Saúde » Dietas Saudaveis

Dietas Saudaveis

Veja dietas diversas e saudaveis.

Dieta saudavel

A regulação da dieta ou regime alimentício é um fator importante para a manutenção da saúde de uma pessoa sadia ou para que se recupere uma pessoa doente. As dietas especiais, chamadas também terapêuticas, caracterizam-se pela abolição ou adição de alguns elementos nutritivos da dieta básica normal. Existem vários tipos de dietas especiais, que o médico pode estabelecer de cordo com as necessidades do paciente.

Dieta rica em proteínas: É necessária em pessoas que sofrem de esgotamento, cansaço e abatimento. Seu conteúdo protéico deve ser duas vezes superior ao da dieta normal. Além do mais, devem proporcionar ao organismo uma quantidade adequada de calorias, vitaminas, substâncias minerais e água.

Dieta pobre em proteínas: Consiste na eliminação das proteínas da dieta, substituindo seu conteúdo calórico por hidratos de carbono e gorduras. É útil para quem sofre descompensação hepática grave ou lesões renais com aligúria ou anúria (diminuição ou supressão da secreção de urina).

Dieta rica em calorias: Devem segui-la as pessoas mal nutridas ou com pouco peso, as quais necessitam um uso adicional de calorias para recuperar-se.

Dieta pobre em calorias: Recomendada nos casos de obesidade. Consiste na eliminação de hidratos de carbono para evitar que aumente odepósito de gorduras subcutâneas.Também deve seguir uma dieta deste tipo o diabético, já que a deficiente secreção de insulina pancreática não lhes permite utilizar os hidratos de carbono.

Dieta branda: Tem como fim neutralizar a acidez gástrica através da ingestão de alimentos não irritantes várias vezes ao dia. Aplica-se nos casos de gastrites, úlcera péptica e hérnia diafragmática.

Dieta pobre de gorduras: Baseia-se na ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, que são de fácil digestão e na restrição de alimentos gordurosos. Recomenda-se nos casos de doenças da vesícula biliar (cálculos biliares) e na síndrome de má absorção.

Dieta pobre em sal: Consiste na redução ou eliminação da quantidade de sal usada numa dieta normal e em não ingerir aqueles produtos qie contém (mariscos, conservas, frios, etc.). Está indicada nos casos de hipertensão arterial e nos ademas associados a doenças cardiovasculares, renais ou hepáticas.

Dieta de eliminação: Nela se suprimem os alimentos suspeitos de atuar como antígenos, substituindo-os por outros que não tenham esta característica. Deve ser seguido nos casos de alergia alimentícia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas