Você está em: Clikaki »   Educação » Distribuição dos europeus e africanos nas Américas

Distribuição dos europeus e africanos nas Américas

Desde as colonizações das Américas, imigrantes de todas as partes da Europa e Africa começaram a vir para o continente. Veja mais sobre as distribuições desses povos no continente americano.

Distribuição dos povos nas Américas

Distribuição dos europeus e africanos nas Américas

Espanhóis – colonizaram as partes ocidental e meridional da América do Sul, também denominadas Américas Andina e Platina.

– América Andina – Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile.

– América Platina – Uruguai, Paraguai e Argentina.

Na América do Norte, estiveram presentes na colonização do México e na América Central Continental, em todos os países, exceto Belize.

Na América Central Insular dominaram Cuba, República Dominicana e Porto Rico. Muitas de suas possessões nessa parte das Américas foram invadidas e tomadas pelos ingleses, franceses e holandeses.

Portugueses – colonizaram apenas o Brasil, porém numa extensão que representa 47% das terras sul-americanas. Desconsiderando os limites do Meridiano de Tordesilhas, foram lentamente aumentando os seus domínios rumo a oeste, num processo de interiorização que se deu com a captura de índios e a busca de ouro e ervas do sertão.

Ingleses – dominaram os EUA e grande parte do Canadá, na América do Norte. Na América Central temos Jamaica, Belize e algumas de Pequenas Antilhas como áreas de sua ocupação, além da República da Guiana, e Trinidad e Tobago, na América do sul.

Franceses – colonizaram parte do Canadá, onde se destaca a Província de Quebec, como principal área de sua influência, na porta de entrada do Rio São Lourenço. Na América Central, ocuparam Haiti, Guadalupe e Martinica, além da Guiana Francesa, na América do Sul.

Holandeses – colonizaram algumas ilhas da América Central, como Curaçau, Aruba e Bonaire, nas Pequenas Antilhas. Na América do Sul, fixaram-se em Suriname.

Negros e mulatos – a vinda de negros para as Américas, diferentemente dos europeus, foi forçada (escravidão). Hoje, negros e mulatos apresentam-se como maioria étnica no Haiti, Granada, Jamaica, Bahamas, Barbados, República Dominicana, Trinidad e Tobago e República da Guiana.

Nos países latino-americanos, em geral, há grande miscigenação entre os grupos étnicos. O mesmo não ocorre na América Anglo-saxônica, onde a segregação racial é bastante ostensiva.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas