Do que é feito o chiclete?

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Do que é feito o chiclete?





chiclete

Por incrível que pareça, o chiclete,  que é uma das principais manias das pessoas de todos os lugares do mundo, foi inventado por uma parceria entre um fotógrafo e um ex-presidente exilado, isso mesmo, um fotógrafo e um ex-presidente exilado!

Antonio López de Santa Anna (presidente e general mexicano exilado nos Estados Unidos) e Thomas Adans (fotógrafo),  tinham a pretensão de fabricar um pneu utilizando a resina de uma árvore sapoti chamada chicle. Porém, o pneu ficou muito mole e tudo acabou indo por água abaixo… Ou não.

Certo dia Adams viu Santa Anna mascando a goma mole que tinham feito e acabou tendo a ideia de utilizar o gigante estoque de resina que  havia sobrado do chicle, para criar algo que as pessoas pudessem ficar mastigando e que não se dissolvesse na boca. Eles então amoleceram o chicle com água quente, deram uma amaciadinha nele e adicionaram licor para melhorar o sabor. Pouco tempo depois os dois venderam 200 unidades em uma farmácia, cada unidade custava 1 centavo e  para surpresa de ambos elas foram vendidas rapidamente. Depois disso o chiclete começou a ser um hábito nas Américas. Pelo visto, todo mundo tinha gostado de mascar aquela “coisinha de borracha”.

Do que é feito o chicleteRapidamente Adams fabricou uma máquina de produzir chicletes em 1870 e começou a fabrica-los larga escala. Certo tempo depois ele criou a Adams Sons & Company que em pouco tempo se tornou uma das empresas mais ricas do mundo. Hoje em dia o chiclete não é feito mais apenas de chicle, ele também é fabricado com um derivado de resinas misturado com vários ingredientes como: porções de açúcar ou adoçante, xarope de glicose, corantes e aromatizantes. Existem vários sabores de chiclete eles são feitos a partir da goma-base.

Cerca de 57 mil toneladas de chiclete são fabricados por ano no Brasil, sendo considerada o terceiro país que mais fabrica goma de mastigar perdendo para a China com 148 mil toneladas e para o Estados Unidos com 224 mil.