Você está em: Clikaki »   Atualidades » Doação de Medula Óssea

Doação de Medula Óssea

Hoje em dia, quando falamos em doação de medula óssea, muitas pessoas não fazem ideia, do que seja a doação e o mais importante, não sabem o bem que elas podem estar fazendo por outras pessoas. Vamos conhecer um pouco sobre a história da doação de medula óssea no Brasil. Perto de completar 28 anos […]

Hoje em dia, quando falamos em doação de medula óssea, muitas pessoas não fazem ideia, do que seja a doação e o mais importante, não sabem o bem que elas podem estar fazendo por outras pessoas.

Vamos conhecer um pouco sobre a história da doação de medula óssea no Brasil.

Perto de completar 28 anos em transplantes de medula, o Brasil vem investindo em grandes e novas tecnologias além de campanhas para oferecer excelente tratamento tanto para os doadores quanto para os receptores.

O número de transplantes de Medula Óssea (TMO) vem crescendo cada vez mais, sabe-se que em 2006 foram realizados mais de 1.300 procedimentos e até julho de 2007 esse número já tinha chegado a 620 apenas este dado é um exemplo de como este ato se amor cresceu. Só nos últimos seis anos foram mais de sete mil transplantes, pensemos então quantas vidas não foram salvas neste período!

Doenças que precisam do transplante

Os procedimentos de TMO costumam ser mais indicados em doenças como a anemia a plástica grave, mieloma múltiplo, linfomas e alguns tipos de leucemias.

A anemia a plástica caracteriza-se pela falta de produção de células do sangue na medula óssea. Apesar de não ser uma doença maligna, o transplante “substitui” a medula improdutiva por uma sadia.

Atualmente, as doenças que mais exigem transplante são as leucemias agudas, tanto a linfoblástica na qual as células precursoras dos linfócitos tornam-se cancerosas e substituem rapidamente as células normais da medula óssea quanto à mieloblástica na qual as células precursoras dos granulócitos, tornam se cancerosas e, também, rapidamente substituem as células normais na medula óssea.

O que é Leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos, afetando sua função e velocidade de crescimento. Para estes casos, o transplante surge como uma forma de tratamento complementar aos tratamentos convencionais.

Para que precisa da Medula a doação fará uma grande diferença entre a Vida e a morte…

Quem pode doar?

Qual quer pessoa entre 18 e 55 anos que tenha uma boa saúde pode ser doador, os doadores interessados devem fazer o cadastro preenchendo um formulário e realizar a coleta de pelo menos 8 Ml para testar a compatibilidade entre o doador e o paciente. Em caso de compatibilidade o doador é chamado para fazer alguns outros exames e realizar a doação.

Agora que você acabou de conhecer um pouco sobre a doação de medula óssea, Cadastre-se e torne-se um doador, pois apesar das chances de encontrar uma medula compatível ser de uma em cem mil é você quem vai fazer a diferença e salvar vidas, por isso não espere mais!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas