Você está em: Clikaki »   Atualidades » Política » Documentos revelam que governo norte-americano espiona Dilma

Documentos revelam que governo norte-americano espiona Dilma

Espionagem

Documentos divulgados por Glenn Greenwald, mostram o nome de Dilma em apresentação particular aos funcionários da NSA sobre espionagem.

Documentos revelam que emails e ligações de Dilma podem ter sido interceptadas. (Foto: Valor)

Documentos revelam que emails e ligações de Dilma podem ter sido interceptadas. (Foto: Valor)

Desde que pediu asilo na Rússia, vários documentos secretos dos Estados Unidos divulgados através do ex-técnico da CIA ,Edward Snowden de tem sido denunciados por vários jornalistas ao redor do mundo. Dessa vez, Glenn Grewald, do jornal inglês The Guardian, recebeu documentos que envolvem espionagens ao governo brasileiro, bem como as ações ligadas a Dilma.

O caso foi exibido com exclusividade pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo. Segundo a reportagem, o objetivo do material, em relação ao monitoramento do Brasil, era “melhorar a compreensão dos métodos de comunicação” entre os presidentes e acessores.

Vale notar que já faz algum tempo que o governo norte-americano vem recebendo denúncias de invasão de privacidade e casos de espionagem. Denúncias envolvem até mesmo a relação do governo com grandes sites de motores de busca e redes sociais.

No documento são exibidos os principais contatos de Dilma Roussef, através demarcações com bolinhas. Apesar de terem os nomes apagados e não existirem exemplos de mensagens ou relatórios de ligações feitas entre a presidente e os seus acessores, no fim do documento há uma conclusão dizendo que a NSA obteve sucesso contra alvos de alto escalão: Brasil e México, que protegem muito bem sua comunicação e dados.

Também existe uma nota dizendo que o método de espionagem usado é “uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que não são disponíveis de outra forma. E que pode ser repetido.”

Edward Snowden está foragido do governo americano, mas acredita não ter feito nada de mau. Caso parecido aconteceu com o soldado Bradley Manning, que vazou informações confidenciais ao Wikileaks. Bradley foi preso e submetido a julgamento em corte marcial.

Ex-técnico da CIA ,Edward Snowden. Foragido pelo governo americano. (Foto: Rel Agenda)

Ex-técnico da CIA ,Edward Snowden. Foragido do governo norte-americano. (Foto: Rel Agenda)

“Quero que o foco de atenção sejam os documentos e o debate entre os cidadãos de todo o mundo sobre o tipo de mundo em que querem viver”. “Minha única motivação é informar ao público o que fizeram em seu nome e o que se faz contra ele”, afirmou em entrevista publicada pelo site do jornal.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas