Doença de Crohn sintomas e tratamento

Gostou? Seja +1!

Categoria: Doenças
Postado em:
Home » Doenças » Doença de Crohn sintomas e tratamento





A doença de Crohn ou enterite regional é uma afecção inflamatória da parede intestinal de origem desconhecida. Costuma atacar o íleo inferior embora com frequencia acometa também o colon (entereocolite) e ocasionalmente outras artes do conduto gastrintestinal.

A parede da região intestinal afetada se engrosssa, com o que ocasiona um estreitamento na luz da víscera. A doença de Crohn incide normalmente em pessoas com menos de 40 anos, principalmente com idade compreendidade entre 20 e 30 anos. Apresenta-se com maior frequencia em pessoas da raça judia, embora não seja exclusiva a esta, e geralmente afeta a vários membros de uma mesma família.

Embora os sintomas mais comuns sejam a diarréia associada a dor abdominal, febre e perda de apetite e peso, existem quatro formas diferentes desta doença se apresentar com certa frequencia:

Forma inflamatória. Se caracteriza por dor e hipersensibilidade no quadrante inferior direito do abdome, com aumento da dor a pressão. Sua sintomatologia lembra uma apendicite aguda.

Forma obstrutiva. Neste caso o estreitamento do intestino provoca uma obstrução parcial com oaparecimento de vômitos, coligca intestinal e prisão de ventre.

Forma difusa. Compra a uma só vez a obstrução e a inflamação levando a um quadro de má nutrição e debilidade crônica.

Forma fistulosa e tumural. Caracteriza-se pela formação de fistulas, aderências abdominais e abscessos; com frequencia causa febre. Desenvolve-se tardiamente.

No quadro geral de sintomas se apresenta também uma série de manifestações extraintestinais, como dor nas articulações (astralgias) e alterações hepáticas, biliares (cálculos), pancreáticas e renais (glomerulonefrite).

A doença de Crohn não responde a nenhuma terapêutica especifica. O tratamento médico a base de dieta e medicamentos costuma dar bons resultados; podem ser freqüentes as recaídas. Às vezes é necessário extirpar o segmento intestinal afetado e não raro se tem que repetir a intervenção cirúrgica.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes