Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Doenças comuns em idosos

Doenças comuns em idosos

Dores

Com a chegada da idade avançada, as dores no corpo aumentam cada vez mais e o nosso organismo fica mais vulnerável

As dores no corpo aumentam ainda mais com a idade avançada.

As dores no corpo aumentam ainda mais com a idade avançada.

Infelizmente um dia todos nós ficaremos velhos, e com isso muitas doenças começam a nos afetar mais facilmente, dores nos joelhos, na coluna e limitações de movimentos são alguns dos problemas corriqueiros da idade avançada. Não é a toa que muitos dizem que o tempo é nosso inimigo, com o passar dos anos, nos movimentarmos vai ficando cada vez mais difícil devido ao desgaste das articulações. Mas, não são só os idosos que sofrem com esse problema, crianças, jovens, atletas e adultos não estão livres de desenvolvê-las. A artrite reumatoide e a artrose são as doenças mais comuns que afetam os idosos, ela pode afetar qualquer tipo de pessoa, porém ela aparece mais em pessoas com mais de 60 anos.

Apesar de terem nomes bem parecidos, artrite e artrose são doenças diferentes.

A artrose é uma doença degenerativa, ou seja, ela é o desgaste natural das articulações. O sedentarismo, a má postura, o excesso de peso, pancadas e lesões são as principais causas da doença. As dores são os principais sintomas da doença, seja ela durante o movimento ou em repouso, sendo mais comuns durante a manhã.

A prática de exercícios ajudam a amenizar os problemas da idade avançada.

A prática de exercícios ajuda a amenizar os problemas da idade avançada.

Já a artrite é uma inflamação da articulação que destrói a cartilagem, fazendo com que ocorra um atrito das extremidades dos ossos aumentando e gerando irritação no local. Existem diversos tipos de artrite, sendo a mais comum a reumatoide. A causa dessa doença ainda é desconhecida, e é o tipo mais grave das inflamações. Ela é considerada pelos médicos uma doença autoimune, pois ela surge através de uma reação de anticorpos do próprio organismo contra a cartilagem, isso acaba desencadeando uma resposta inflamatória.

A artrite é mais comum em mulheres, seus sintomas são: inchaço e vermelhidão nas mão, limitação de movimentos e dor intensa. Com o passar do tempo, essas articulações vão ficando cada vez mais deformadas, limitando intensamente o movimento das mesmas.

Ambas as doenças podem ser prevenidas, basta você controlar o seu peso, fortalecer a musculatura e adotar hábitos alimentares saudáveis, isso fará com que o envelhecimento do seu organismo se torne mais lento. Porém, se esses problemas surgirem, é necessário fazer o tratamento com o uso de medicamentos para amenizar a dor e preservar a função da articulação.

Outras doenças comuns que afetam os idosos são: diabetes, hipertensão, bronquite, AVC, osteoporose, Mal de Alzheimer, catarata, pneumonia e perda de audição.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas