Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Doenças infecciosas

Doenças infecciosas

Doenças

Os agentes produtores das doenças infecciosas têm uma série de propriedades que os caracterizam e diferenciam entre si. Saiba o que são doenças infecciosas, como as bacterias atuam e como a infecção penetra o organismo

bacteria

Independente do agente, todas as doenças infecciosas tem características fundamentais comuns. (Foto: Reprodução)

O que são doenças infecciosas

Os agentes produtores das doenças infecciosas têm uma série de propriedades que os caracterizam e diferenciam entre si. Porém, embora sejam diferentes e evoluam de formas diversas, todas as doenças infecciosas apresentam características fundamentais comuns.

Por exemplo, todas elas são provocadas por germes capazes de se multiplicarem e de produzir substâncias chamadas toxinas, que quando atacam o organismo, atuam como antígenos ou corpos estranhos, desapertando o sistema imunológico, dando lugar a formação de uma série de defesas, chamadas anticorpos, que tentam lutar contra a doença.

Para que determinado microrganismo desencadeie uma doença infecciosa é preciso que haja varias condições. Em primeiro lugar, deve ser contagioso e poder deslocar-se de um hospedeiro (pessoa ou animal que sofra da doença) para outro. Deve penetrar no organismo e invadi-lo.

Como as bactérias atuam?

Em algumas doenças infecciosas as bactérias a partir da porta de entrada ou local por onde penetram no organismo invadem o sangue e circular por ele, e, deste modo, disseminam a doença. Em outras ocasiões como no caso do tétano, as bactérias permanecem sempre localizadas na porta de entrada, por exemplo, uma ferida, e ali produzem as toxinas que passam ao interior do organismo e provocam a doença.

As bactérias tem a capacidade de se multiplicar rapidamente. (Foto: Ilustração)

As bactérias tem a capacidade de se multiplicar rapidamente. (Foto: Ilustração)

Mesmo quando respiramos, comemos ou bebemos, o organismo entra em contato uma quantidade enorme de micróbios, apesar de apenas em algumas ocasiões contrairmos doenças infecciosas. Isso se dá graças ao fato de, na maioria das vezes, os dispositivos de defesa impedir a penetração dos germes patogênicos ou os destruírem depois que eles tenham penetrado.

Entre os mecanismos de defesa com que conta o organismo, encontram-se os fatores de proteção mecânicos e os químicos. Assim, por exemplo, a pele está recoberta pelo manto ácido, que a torna menos vulnerável a germes; a presença, na secreção nasal e na saliva, de enzimas chamadas lisozimas também permite destruir alguns germes.

Em algumas ocasiões, os germes penetram no organismo e resistem a todos os mecanismos de defesa que começam a agir, multiplicando-se e vivendo no organismo sem produzir nenhum tipo de doença. Os organismos onde isso ocorre são chamados portadores de germes. Estas pessoas não sofrem transtornos de qualquer tipo, mas, contudo, transmitem a doença a outras pessoas.

Como a infecção de bactéria penetra no organismo

A infecção pode penetrar no organismo através de diversas vias:

  • pela via respiratória, pela inalação de gotículas de saliva expelidas ao falar ou ao tossir, no caso de pessoas portadores de germes;
  • pela via digestiva, pela ingestão de alimentos contamina ou de germes presentes nas mãos sujas; a via circulatória, através de mordidas ou picadas de insetos ou pela aplicação de injeções ou transfusões que ponham o material infeccioso diretamente em contato com o sangue;
  • e pela via cutânea, com a penetração dos germes através da pele machucada, ou normal.

Em alguma doenças infecciosas, os germes são transmitidos através de diversos animais, especialmente os insetos. São muito importantes como agentes transmissores os insetos sugadores de sangue (mosquito, piolho, percevejos), que, ao picarem pessoas ou animais doentes, ingerem diversos germes e os mantém como hospede intermediário, passando para outras pessoas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas