Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Doenças mais comuns em crianças

Doenças mais comuns em crianças

Cuidados

A infância é uma das fases da vida em que mais estamos expostos a doenças, isso se deve ao nosso sistema de imunidade que ainda está em desenvolvimento, saiba aqui quais são as doenças mais comuns em crianças.

Por estarem com o sistema imnu

Por estarem desenvolvendo a imunidade as crianças estão mais expostas a doenças.

A infância é a fase da nossa vida em que mais estamos propícios a ser contaminados por algum tipo de doença, pois é nesse período que nossa imunidade ainda está em desenvolvimento por isso é muito comum que crianças até os cinco anos de idade estejam sempre com algum tipo de doença. Dentre elas as mais comuns são a gripe, rinite alérgica, febre e até mesmo pneumonia que atinge os pulmões que ainda estão em fase de desenvolvimento e fortalecimento.

Algumas doenças causadas por vírus como a Amigdalite, Oite, Laringite pode deixar as crianças bastante abatidas, sem vontade de brincar, comer e fazem com que elas chorem mais, essas doenças muitas vezes podem vir acompanhadas de febre, dores no corpo e vômitos. Abaixa algumas das doenças mais comuns e quais são seus sintomas

Sarampo

O Sarampo é uma doença muito comum na infância, mas ela também pode atingir adultos com a imunidade baixa e que nunca tiveram a doença. A febra alta, tosse seca, coriza, conjuntivite, aumento dos gânglios linfáticos instalados no pescoço e pontos brancos azulados na mucosa oral são os principais sintomas do sarampo. Ela é considerada grave e é uma das doenças que mais mata em países no qual a vacinação é escassa.

Felizmente no Brasil a vacinação contra o sarampo é bastante acessível, e o indicado é que a criança seja vacinada o mais rápido possível, pois essa doença se adquirida na infância é muito perigosa.

Caxumba

A Caxumba é uma doença bem comum na infância, ela atinge as células das glândulas salivares localizadas na região do pescoço. Seus principais sintomas são: febre, dores de cabeça, indisposição, dores na garganta e ouvido. Se não tratada ela pode causar complicações em mulheres como inchaço do ovário levando a infertilidade e em homens inchaço dos testículos. Ela é uma doença contagiosa considerada de grau mediano.

A transmissão ocorre através das gotículas de saliva como tosse, espirro e objetos contaminados. Para um tratamento mais confiável o indicado é consultar um médico para que ele indique os medicamentos corretos. A vacina é o melhor meio de prevenção e ela está disponível em todos os postos de saúde.

a

A catapora é uma das doenças mais comuns entre as crianças.

Catapora

A catapora é uma das doenças mais comuns entre as crianças, ela também é conhecida como Varicela, na maioria das vezes ela é adquirida na infância, ela é uma doença contagiosa, infecciosa aguda motivada pelo vírus Varicela-zóster. Se não for tratada ela pode causar manifestação hemorrágica, pneumonia, além de infecção bacteriana.

Uma pessoa só pode ser infectada uma vez na vida pela catapora, os sintomas são: febre alta, coceira, indisposição e feridas com bolhas na pele.

Rubéola

A rubéola também é infecciosa e normalmente atinge crianças de 1 à 9 anos de idade, ela é considerada altamente perigosa e pode causar sequelas como catarata, retardo no crescimento, surdez, entre outras. Apesar de bastante presente em crianças essa doença é muito perigosa em mulheres grávidas que não tiveram quando crianças, podendo causar má formação, aborto e sequelas irreversíveis para mãe e bebe.

Assim como outras doenças da infância a vacina é o melhor meio de se prevenir, ela é fornecida gratuitamente em qualquer posto de saúde. Os principais sintomas são febre mediana, manchas rosadas inicialmente no rosto com probabilidade de se espalharem pelo corpo todo, indisposição, dores de garganta e cabeça.

Felizmente o Brasil possui vacinas disponíveis em postos de saúde para a maioria das doenças mais comuns em crianças. A vacinação é obrigatória e importantíssima para todas as crianças de 0 a 5 anos de idade.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas