Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Doenças parasitárias

Doenças parasitárias

Cuidado

Causadas por parasitas, as doenças parasitárias são bem perigosas, por isso saber sobre elas é importantíssimo.

Como o nome já diz. as doenças parasitárias são causadas por parasitas.

Como o nome já diz. as doenças parasitárias são causadas por parasitas.

Os organismos que originam, no homem e em certos animais, as doenças parasitárias pertencem a um grupo dos eucariotas. Recebem o nome de parasitas porque realizam todo seu ciclo vital num hospedeiro que são chamados de parasitas permanentes, e os que apenas se alojam neste durante uma parte de sua existência são os parasitas temporários.

Com frequências, um parasita, ao longo de sua vida, ocupa vários hospedeiros; um deles será o hospedeiro definitivo e os outros os hospedeiros intermediários.

Formas de contágio

Há duas fontes fundamentais de contágio: as pessoas e os animais doentes, além dos hospedeiros intermediários, geralmente animais, nos quais, com ou sem doença aparente, cumpre-se algumas parte do ciclo vital da parasitas.

A malária é uma das doenças parasitárias mais conhecidas.

A malária é uma das doenças parasitárias mais conhecidas.

São conhecidas cerca de trinta espécies de protozoários parasitas do homem, dos quais uma dúzia causa doenças no organismo em que se aloja. Entre as doenças produzidas por protozoários existem poucas características comuns, já que ao lado de doenças graves, como a doença do sono, há também outras que passam praticamente despercebidas. Os protozoários parasitas têm diferentes localizações, podendo alojar-se no sangue (malária), no tecido (leishmaniose) ou na uretra (tricomoniase). Estes parasitas não deixam nenhum tipo de imunidade, pois uma vez curadas, as pessoas que as contraíram podem contrair novamente.

Fungos

Os fungos, por não produzirem clorofila, não podem realizar a fotossíntese e, para sua alimentação, tem que tirar substâncias orgânicas de outros animais, de outros vegetais ou de matérias em decomposição. Quando se alojam no homem, provocam afecções muito parecidas as provocadas pelas bactérias. Algumas delas se devem a fungos que vivem normalmente na boca ou nos intestinos, como a candidíase ou a actinomicose.

Vermes

Os parasitas produzidos por vermes nem sempre causam enfermidades no homem, já se foi comprovado que há grande números de portadores que continuam bem. Alguns verminoses são mais freqüentes nas zonas de clima temperado (teníase, ascaridíase, oxiuríase) e outras são próprias de climas tropicais (filariose, esquistossomose), mas estas, devido a facilidade de sua propagação podem ser encontradas também em climas temperados.

O Schistosoma Mansoni é o causador da esquistossomose mais conhecido como barriga d água.

O Schistosoma Mansoni é o causador da esquistossomose mais conhecido como barriga d água.

Os pacientes que tem verminose nem sempre estão contaminados pelo animal em sua forma adulta, pois o parasita pode estar na forma de larva, como acontece, por exemplo na equinococose. As verminoses mais freqüentes são as intestinais, as pessoas que sofrem delas perdem grande quantidade de elementos nutritivos, que são absorvidos pelos parasitas, enquanto que as erosões que provocam no tubo digestivo podem ser a porta de entrada de infecções.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas