Você está em: Clikaki »   Saúde » Dormir muito faz bem

Dormir muito faz bem

Dormir muito faz bem a saúde? Saiba o quanto dormir é benéfico e o quanto ele está ligado a expectativa de vida.

Uma soneca pode causar um efeito positivo na sua saúde.

dormir-faz-bem

Quando se diz muito, também não se diz exageradamente. Não pense que dormir muito significa 15 horas por dia porque também faz mal. Dormir muito é aquilo que faz bem para a saúde que seriam de 7 a 9 horas por dia. Se você estiver muito cansado, dormir um pouquinho mais não tem problema algum.

Dormir emagrece?

Diz-se umas pesquisas por aí que, quanto menos uma pessoa dorme, mais massa corporal ela tem, isso significa que quem dorme menos tem mais fome. Por exemplo, quem dorme somente 5 horas por noite têm mais ghrelina que é o hormônio que faz você sentir fome e tem em torno de 15% menos leptina que é o homônio que diminue sua vontade de comer. Quem dorme 8 horas por noite tem a tendência então de não sentir tanta fome e, portanto, come menos.

Dormir melhora a memória

Já percebeu que, quando você vai tocar violão, teclado, ou qualquer a fazer você fica bem melhor no dia seguinte se você tem uma boa noite de sono? Pois é, uma pesquisa realizada em Harvard mostrou que os voluntários submetidos ao estudo da memória lembravam muito melhor de alguns movimentos após as 12 horas do sono do que aqueles que ficavam 12 horas sem dormir. E outra coisa, quem trabalha excessivamente a noite diminui a velocidade do pensamento, tanto na hora que está trabalhando quanto no dia seguinte, isso é óbvio, mas mostra o quão importante é repousar.

Ajuda contra aquela gripe

Aqueles velinhos que dormiam mal tinham no sangue bem menos células que lutam contra aquelas doenças como a gripe do que aqueles que dormiam bem, de acordo com uma pesquisa. Fora esse benefício do combate a gripe, durante a noite de sono, nosso corpo produz a um antioxidante chamado melotonina, que é um agente ao combate ao câncer. Mulheres que trabalham a noite e que ficam capengando de sono têm 70 vezes mais chances de ter câncer de mama. E tudo indica que não dormir bem pode causar úlceras.

Dormir não te deixa envelhecer

Está bem, não é bem assim, é claro que você vai ficar mais velho só que você terá mais expectativa de vida. Quando você dorme bem o metabolismo do seu corpo trabalha melhor e se seu corpo trabalha melhor você tem mais chances de viver de maneira saudável, tanto que quem dorme de 6 a 8 horas tem uma vida bem mais longa do que quem dorme somente 4 horas por noite.

Te põe na linha

Se você está pensando que você é jovem e pode ficar altas horas da madrugada sem dormir, esqueça. A depressão e a baixa-estima está associada a poucas horas de sono. Se você está se sentindo meio cabisbaixo pode ser sinal de que você deveria dormir um pouco mais. E para você mamãe: crianças que dormem menos chegam a ter duas vezes mais chances de serem usuárias de drogas ou alcoólatras na adolescência.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas