Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » É verdade que tomar susto cura soluço?

É verdade que tomar susto cura soluço?

Susto

Verdade ou história da avó? Descubra se tomar um susto acaba realmente com o soluço.

Tomar um susto acaba realmente com o soluço? (Imagem: Reprodução)

Tomar um susto acaba realmente com o soluço? (Imagem: Reprodução)

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo ligado diretamente a respiração. Esse espasmo causa o fechamento da glote (abertura localizada na laringe), e diminui a passagem de ar aos pulmões, produzindo o característico som do soluço. Qualquer um esta sujeito a soluçar, principalmente os bebês por possuírem um sistema nervo ainda imaturo.

Se você perguntar para a sua vó como acabar com um crise de soluço, ela com certeza irá te dar uma lista de opções, passadas de geração em geração. Um dos métodos mais conhecidos é o de tomar um susto, mas será mesmo que isso funciona?

Um susto pode sim curar soluço, porém existem maneiras mais eficientes (Imagem: Reprodução)

Um susto pode sim curar soluço, porém existem maneiras mais eficientes (Imagem: Reprodução)

Quando uma pessoa leva um susto, ela tende a fazer um forte inspiração, isso faz com que volume de ar nos pulmões aumente. Os pulmões, por estarem localizados próximos do diafragma, acabam o pressionando e fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente.

Sendo assim, o suste pode até funcionar, porém não é a melhor maneira de acabar com uma crise de soluços. Da próxima vez que você começar a soluçar, inspire e segure o ar por alguns instantes, ou tome um copo de água com o nariz tampado, e ele rapidamente passará.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas