Você está em: Clikaki »   Saúde » Efeitos nocivos do barulho

Efeitos nocivos do barulho

O barulho é uma sucessão de sons de intensidade e frequência vibratória irregular, produz-se uma sensação desagradável ou dolorosa qualificada como estridente. As pessoas mais expostas aos efeitos nocivos do barulho são aquelas que se dedicam a profissões que obrigam a permanecer muito tempo em contato com esta, como por exemplo, os que trabalham com maquinarias pesadas, os que usam martelos ou perfuradeiras, os maquinistas de trem ou o pessoal de aviação... Veja mais sobre os efeitos do barulho na nossa saúde.

O barulho é uma sucessão de sons de intensidade e frequência vibratória irregular, produz-se uma sensação desagradável ou dolorosa qualificada como estridente.

As pessoas mais expostas aos efeitos nocivos do barulho são aquelas que se dedicam a profissões que obrigam a permanecer muito tempo em contato com esta, como por exemplo, os que trabalham com maquinarias pesadas, os que usam martelos ou perfuradeiras, os maquinistas de trem ou o pessoal de aviação. No entanto, não só estas pessoas são atingidas pelo barulho, senão também o estão aquelas que vivem no centro de cidades grandes ou em ares onde existe um trânsito intenso.

O stress que produz o barulho manifesta-se em forma: perda de atenção, grande irritabilidade, angústia, diminuição de capacidade de trabalho e insônia persistente. Tem-se comprovado que quase todas as pessoas perdem a audição ao estar expostas a um barulho intenso durante certo tempo e que qualquer barulho superior a 90db pode-se lesionar o órgão de Corti originando surdez.

O barulho contínuo é menos prejudicial que o barulho intermitente, já que este último, além de provocar os efeitos nocivos descritos, obriga ao ouvido a realizar um contínuo trabalho de acomodação.

A prevenção da surdez induzida pelo barulho realiza-se limitando a duração a exposição ao mesmo ou aplicando protetores do ouvido aos condutos auditivos sobre as orelhas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas