Emiliano Zapata biografia

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Emiliano Zapata biografia





Emiliano Zapata biografia

De todos os líderes da revolução mexicana, Emiliano Zapata foi o mais idealista. Não buscava poder pessoal nem riquezas:  seu único objetivo era devolver aos camponeses de Morelos “as terras, bosques e água que os senhores e patrões usurparam de nós”.

Para os índios a terra era mais importante do que a própria vida; falavam ternamente de sua pátria chica (pequena pátria) e sua canção preferida terminava com o refrão: “Se eles vão me matar amanhã que me matem de uma vez!”.

Zapata odiava os donos de terra desde a infância, quando guardas de um latifúndio o surraram por ter apanhado feno da propriedade – feno que seria queimado de qualquer forma. Em 1910, ajudou a organizar os camponeses sem terra num disciplinado exército de guerrilha. Gritando o seu slogan, Tierra e Liberdad, os zapatistas usavam a tática de rápidos ataques de surpresa contra tropas federais e apossavam-se das terras de ricos fazendeiros para entrega-las aos camponeses.

Apesar de estatura baixa, Zapata, que normalmente usava vestes camponesas, compunha uma figura imponente ao envergar o traje completo de guerra. Seus olhos foram descritos como “negros, penetrantes e inigmáticos”.

Zapata chegou a ver concretizado seu sonho de reforma agrária mexicana. Em 1919, um ano antes do fim da revolução, foi atraído para uma cilada armada por soldados federais e executado a sangue frio, aos 39 anos de idade. Muitos índios de Morelos recusaram-se a acreditar que estivesse morto.

Em noites escuras, dizia a lenda que possível vê-lo montado em seu cavalo branco, rondando as montanhas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes