Você está em: Clikaki »   Saúde » Endoscopia como é feita

Endoscopia como é feita

A endoscopia é uma técnica mediante a qual podem ser explorados cavidades e condutos internos do organismo por visão direta graças a uma série de aparelhos especiais chamados endoscópios.

Endoscopia como é feita

EndoscopiaA endoscopia é uma técnica mediante a qual podem ser explorados cavidades e condutos internos do organismo por visão direta graças a uma série de aparelhos especiais chamados endoscópios.

Sua aplicação é de grande utilidade, já que permite diagnosticar com exatidão várias doenças que apresentam sintomas parecidos.

Segundo o órgão objeto do exame, a endoscopia recebe nomes específicos: a visualização endoscópica da laringe é denominada laringoscopia, e a da traquéia ou dos brônquios, broncoscopia.

Tanto uma como a outra são usadas para diagnosticar tumores, corpos estranhos, úlceras, estenoses e infecções crônicas.

O instrumental empregado nesses exames é bastante parecido entre si: consiste fundamentalmente de um tubo flexível composto de fibras óticas e fonte luminosa. Este tubo é de forma diferente segundo a zona a explorar (desde 3 milímetros para crianças até 15-30 milímetros para os adultos).

É introduzido pela boca do paciente, em que se aplica anteriormente anestesia local ou geral para evitar incômodo e os reflexos da laringe, que produzem tosses. O efeito da anestesia mantém-se entre meia hora e uma hora, permitindo ao médico realizar uma exploração meticulosa.

Laringoscopia direta

Na laringoscopia direta, o tubo ou laringoscópio chega até a epiglote, porção superior da laringe que ao ser levantado permite a visualização das cordas vocais. Uma variante desta técnica é a laringoscopia direta por suspensão, na qual o tubo vai fixado a um aparelho que permite ao médico ter as duas mãos livres para realizar qualquer tipo de intervenção.

Broncoscopia

Na broncoscopia o tubo atravessa a laringe e chega até a traquéia, de onde baixa até a zona de bifurcação dos brônquios, a partir desse ponto pode dirigir-se a direita ou à esquerda, segundo o brônquio que deseja examinar.

Ao mesmo tempo em que se realiza uma laringoscopia ou broncoscopia, podem ser aspiradas secreções acumuladas, assim como extrair corpos estranhos e inclusive retirar amostras de tecido para proceder à sua analise (biópsia).

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas