Você está em: Clikaki »   Atualidades » Enriquecimento de Urânio no Brasil

Enriquecimento de Urânio no Brasil

O Brasil já domina a técnica de preparo do urânio para o enriquecimento, com tecnologia totalmente nacional.

Enriquecimento de urânio no Brasil

O Brasil já domina a técnica de preparo do urânio para o enriquecimento, com tecnologia totalmente nacional. O enriquecimento é a transformação do urânio em combustível nuclear.

A ideia é usar esse tipo de combustão para abastecer o submarino nuclear brasileiro que fará a guarda das nossas fronteiras marítimas e também para usinas de energia que devem ganhar mais espaço nos próximos anos.

São 40 quilômetros de tubos capazes de fazer algo inédito no país: transformar o urânio em um gás radioativo. É uma etapa fundamental no enriquecimento do metal empregado na geração de energia nuclear.

Hoje esse material vem do Canadá, mas o Centro Tecnológico da Marinha,está bem perto de produzi-lo em território nacional. Quando isso acontecer, o nosso país ficará ao lado de um seleto grupo de seis países que dominam esse processo.

UrânioTudo isso é resultado de 20 anos de pesquisa. Como a ciência nuclear é considerada uma área estratégica, nenhum país quer contar o conhecimento que detém. O jeito foi começar a construir equipamentos partindo do zero. E com muitos estudos, hoje nosso país tem a tecnologia necessária para dominar as técnicas do enriquecimento.

Porém, todo o urânio que será enriquecido aqui terá fins exclusivamente pacíficos. Isso porque o Brasil assinou vários tratados de cooperação internacional que proíbem a fabricação de armas de destruição em massa, como bombas nucleares, por exemplo, mas isso não significa que não seja estratégico ou vantajoso para o Brasil apostar na tecnologia nuclear.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

jorge Luiz comentou:

Esse foi um grande passo que o Brasil deu na área estratégica para o desenvolvimento absoluto de extrema importância, que nos permitirá total e plena capacidade de avançar profundamente na busca das novas alternativas de sustentação energética e proteção dos nossos recursos naturais como também de respeito a nossa soberania.

Responder
    marildaoliveiramcdo
    Marilda Oliveira respondeu:

    Parabéns ao Centro Tecnológico da Marinha. Viva os cientistas brasileiros que igual formiguinhas, estão elevando a condição do Brasil de Soberano.

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas