Você está em: Clikaki »   Atualidades » Educação » Ensinando crianças com computadores

Ensinando crianças com computadores

Desde cedo...

Saiba como ensinar as crianças desde cedo a manusear o computador e fazer dele uma ferramenta de trabalho.

Ensinando-crianças-com-computadores

Cada vez mais, crianças menores estão tendo contato com o os computadores. (Foto: Portal R7)

Imagine um professor que conheça quase tudo sobre um determinado assunto. Agora, imagine que esse professor conheça centenas de jogos baseados nesse assunto e saiba como usá-los para ensinar aquela matéria a crianças. Durante a brincadeira, esse professor é capaz de medir o progresso de cada criança que participa dos jogos, determinar exatamente quanto ela está aprendendo e fazer mudanças sutis para deixá-los um pouco mais difíceis ou um pouco mais fáceis para que a criança progrida e nunca sinta frustração ou cansaço.

O assistente perfeito dos professores

Impossível? Não. Os computadores são, de muitas maneiras, o assistente perfeito de um professor. Eles brincam, prendem a atenção das crianças e nunca ficam impacientes. Por mais que uma criança cometa o mesmo erro, o computador nunca se cansa de repetir. Mas, na verdade ele pode nem precisar repetir porque, com a programação adequada, é capaz de encontrar centenas de maneiras diferentes de ensinar a mesma coisa.

Os computadores nunca substituirão o professor (pelo menos, não a curto prazer), mas são companheiros excelentes na sala de aula. Na verdade, muitos dos jogos educacionais desenvolvidos hoje em dia são tão bons que as crianças querem jogá-los mesmo quando não estão na escola. Essa classe de software chama-se “entretenimento”, e pode tornar-se popular a ponto de ser transformada em programa de TV.

Computadores em ação

Crianças e computadores

É necessário que comecem a ser bem instruídos desde criança.

Mas os jogos de computador não são a única maneira de usar computadores para ensinar crianças. Os computadores estão sendo usados mais e mais por professores para desenvolver programas de aprendizado, testes de projetos e para rodar algumas simulações bastante interessantes.

Um excelente programa de aprendizagem usando computadores foi desenvolvido pela Lego Company, a mesma empresa que produz os populares blocos para montar. Mas, ao contrário do Lego convencional, esses kits especiais incluem interfaces com o computador, componentes motorizados e um software que permite aos alunos projetar e construir seus próprios dispositivos controlados pelo computador. O programa Lego ensina às crianças uma variedade de técnicas, incluindo projeto, construção e controle do computador.

Aprendendo desde cedo…

Finalmente, os computadores ensinam as crianças tudo sobre eles mesmos. Hoje, os PCs são encontrados em quase toda a parte. Eles estão sobre nossas mesas e em nossos carros; viajam conosco e estão embutidos na maioria dos eletroeletrônicos. As crianças modernas estão crescendo em um mundo moderno repleto de computadores e PRECISAM aprender a usá-los eficientemente.

Quando as crianças têm acesso logo cedo aos computadores, ganham a oportunidade de aprender como funcionam e como podem trabalhar para nós. Algumas habilidades básicas que os computadores ensinam às crianças são:

  • Gerenciar arquivos.
  • Carregar programas.
  • Salvar dados.
  • Usar o teclado e outros dispositivos de entrada.
  • Telecomunicação básica.

Essas são práticas que as crianças conseguem aprender efetivamente até os 10 anos de idade. Mas, para ensiná-las, as escolas precisam ensinar seus professores. Além disso, elas precisam estar de posse do equipamento. Muito poucas escolas têm computadores suficientes para oferecer a toda criança o nível de prática de que ela precisa para obter um alto nível de conhecimento.

Os computadores são o lápis e o papel, são nossas réguas e, até certo ponto, nossos livros. Hoje, o mais importante é dar às crianças o tempo que elas precisam para aprender a usar computadores com facilidade e com eficiência.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas