Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Entendendo a paralisia do sono

Entendendo a paralisia do sono

Paralisia do Sono

Você já teve paralisia do sono? Se não, provavelmente já ouviu falar. Entenda como a paralisia do sono acontece.

pesadelo

Alucinações podem ocorrer durante a paralisia do sono. (Foto: Reprodução)

O que é a paralisia do sono

A paralisia do sono acontece quando seu cérebro acorda, mas seus músculos não, este é o motivo porque a pessoa não consegue se mexer. A paralisia do sono ocorre durante o REM (Rapid Eye Movement – é a fase do sono mais leve onde ocorrem os sonhos mais vívidos). No breve período da paralisia do sono a pessoa acorda e fica plenamente consciente de si mesmo e o seu redor, mas os músculos estão dormentes, apesar da paralisia ser bastante estranha, você pode ficar tranquilo porque ela não deixa qualquer tipo de sequela e é bem comum.

Como acontece

A paralisia do sono geralmente dura pouco tempo, em média 4 minutos, tempo o suficiente para algumas pessoas terem alucinações nervosas. Imagine só: mesmo com seus sentidos ativos a pessoa não consegue abrir os olhos, falar ou se mexer. Mas a pior é que em alguns casos as pessoas tem a sensação de não estar sozinhas, o mais comum é sentir algum tipo de presença ameaçadora, pessoas que acreditam no sobrenatural juram de pés juntos que viram demônios ou alienígenas. Muitos destes relatos de alienígenas entrando em quartos e pegando pessoas para fazer experimentos podem ter sido apenas alucinações durante uma paralisia do sono.

A paralisia pode ser um sintoma de algum distúrbio ligado ao sono, como a Narcolepsia, porém isto não é uma regra, qualquer pessoa pode vivenciar isto, falta de sono, cansaço e estresse podem aumentar a chance de ocorrer uma paralisia do sono. É estatisticamente comprovado que pessoas que tem muita ansiedade ou estresse pós traumático tem muito mais chance de ter a paralisia do sono.

paralisia-do-sono

Você literalmente perde o controle do seu corpo durante a paralisia do sono. (Foto: Reprodução)

Quando você está dormindo o cérebro desativa algumas funções motoras, por isso quando você está sonhando você não se move na vida real, as vezes este mecanismo falha, ocorrendo o sonambulismo, a paralisia do sono é quase um sonambulismo ao contrário, seu cérebro acorda mas seu corpo ainda não acordou, enquanto no sonambulismo seu cérebro está dormindo e seu corpo “acordou”.

Ao acordar e perceber que está com paralisia do sono o mais aconselhado é manter a calma, caso contrário as chances de ter alucinações são bem maiores, e isto nem sempre é agradável.

 

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas