Você está em: Clikaki »   Educação » Era Vargas resumo

Era Vargas resumo

Destaque nacional por mais de três décadas. Nacionalismo e populismo foram característicos no governo de Getúlio Getúlio Vargas foi levado ao poder pela revolução de 1930, governando o Brasil por quase 20 anos e realizando mudanças que ainda hoje marcam o país. Foi o criador de grandes estruturas da economia e do moderno estado brasileiro, […]

Destaque nacional por mais de três décadas.

Nacionalismo e populismo foram característicos no governo de Getúlio

Getúlio Vargas foi levado ao poder pela revolução de 1930, governando o Brasil por quase 20 anos e realizando mudanças que ainda hoje marcam o país.

Foi o criador de grandes estruturas da economia e do moderno estado brasileiro, na Era Vargas houve grande impulso industrial e a criação de um mercado interno urbano. Vargas é o politico que mais tempo chefiou o país quase 20 anos, em dois períodos distintos.

Teve seu poder no ano de 1937, após a revolução de 1930, foi um ditador que acabou com as eleições diretas. Quando eleito pelo voto direto da população retornou ao poder e governou até sua morte, suicidando-se. Getúlio intitulado por vezes como o “pai dos pobres” foi uma figura mítica, amado, polêmico e popular.

Revolução de 1930

A revolução de 1930 derrubou a república velha, governo de Washington Luís (1389-1930) que era um sistema pelo qual as oligarquias paulista e mineira se mantinham no poder desde o fim do século XIX.

Destaques desta época:

Foi promulgada a constituição de 1934;

1937: fecha o congresso nacional, instala-se o Estado novo e passa a se governar com poderes ditatoriais.

Suas realizações

Em 1939 foi criada por Vargas a justiça do trabalho, instituindo o salario mínimo, a Consolidação das Leis trabalhistas, ou CLT, os direitos trabalhistas com: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas, férias remuneradas, a licença a maternidade, o voto secreto e o voto feminino.

Infraestrutura

1940: Criada a Companhia Siderúrgica Nacional.

1942: Criada a Vale do Rio Doce.

1945: Criada a Hidrelétrica do Vale do São Francisco.

1938: Criou o IBGE.

“O petróleo é nosso”

No segundo mandato, em 1950 Getúlio volta ao poder, em eleições democráticas, continuando com sua politica nacionalista. Criou a campanha do “petróleo é nosso”, que mais tarde resultou na criação da Petrobrás.

A morte de Vargas

“Deixo a vida para entrar na História”

Vargas suicidou-se com um tiro no peito, em agosto de 1954, no palácio do catete, uma morte que até hoje gera polêmicas. Nesta época o que se sabe perante a história é que o governo sofria fortes pressões por parte dos militares, além da situação econômica não ser das melhores, problemas que acabavam gerando o descontentamento da população.

Entretanto em quase 20 anos, apesar de ter sido um governante com medidas populistas e controladoras, Getúlio Vargas foi marcado por grandes investimentos no país. Devido a vários feitos deixou sua marca na área trabalhista, sabendo que sua politica econômica gerou muitos empregos o que favoreceu os trabalhadores.

Getúlio Dornelles Vargas

Nascido em: 19/04/1882;

Na cidade de: São Borja (RS);

Falecido em: 24/08/1954 no Rio de Janeiro (RJ);

Presidente nos anos de: 1930 a 1945 e 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a ditadura conhecido como Estado Novo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas