Você está em: Clikaki »   Educação » História » Estilo barroco resumo

Estilo barroco resumo

Estilo artístico

Tendo inicio entre o final do século XVI e meados do século XVIII, o barroco é classificado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contra-Reforma, diferenciado apenas pelo seu esplendor exuberante.

O Barroco teve início entre o final do século XVI e meados do século XVIII.

O Barroco teve início entre o final do século XVI e meados do século XVIII.

O estilo barroco é consequência de um ser humano que ainda vive os ideais racionalistas, com a volta do homem mais medieval, que o leva a resgatar os valores religiosos, ou seja, duas forças totalmente opostas.

Isso muito se deve a contra-reforma que foi um processo religioso onde a Igreja Católica passou a catequizar os habitantes e as ensina-los, visto que a identidade da Igreja já estava sendo perdida. O Renascimento, por outro lado pregava que o ser humano devia encontrar respostas racionais para as perguntas e viver a sua vida como se não tivesse amanhã.

Conflito: Corpo x Alma, Racionalismo x Teocentrismo

Assim, o homem durante essa época se encontrava um difícil dilema: “Eu devo viver e aproveitar a vida como se não houvesse amanhã ou preciso me preocupar em salvar minha alma?”. Dessa forma, a arte barroca da época reflete o conflito que o homem está passando e sentindo:

A Igreja "Frauenkirche" de Dresden, Alemanha, foi construída no utilizando o estilo barroco.

A Igreja “Frauenkirche” de Dresden, Alemanha, foi construída no utilizando o estilo barroco.

Na arquitetura, observa-se o uso de linhas mais curvas, abandonando as linhas retas e ângulos de 90 graus. Nas artes plásticas, grande contraste de cores como, preto e branco; luminosidade e sombra.

Na literatura, um texto repleto de antíteses, paradoxos e inversões sintáticas. São textos muito confusos, difíceis de entender. Mostrando a confusão e o conflito de ideais que o ser humano estava passando.

Cultismo x conceptismo

Dentro da literatura existem duas características opostas que podem estar presentes em textos do Barroco. O cultismo está mais presente no nível das palavras, a escolha das palavras e o jogo de palavras. Onde a preocupação está com as sensações que as palavras podem despertar no leitor do que o significado em si.

Nas artes plásticas, grande contraste de cores como, preto e branco; luminosidade e sombra.

Nas artes plásticas, grande contraste de cores como, preto e branco; luminosidade e sombra.

O conceptismo, porém, se preocupa com a ideia. Aparece mais em textos argumentativos, com uma estrutura um pouco mais lógica. Essas são as duas tendências da literatura barroca. No Brasil, o movimento Barroco aparece no século XVII, após o Quinhentismo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas