Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Etnocentrismo cultural

Etnocentrismo cultural

Diversidade

As diferenças culturais é algo que vivenciamos desde sempre, ignorar ou subestimar outras raças, culturas, e hábitos não é certo. Precisamos aprender a respeitar a cultura e os valores dos outros.

A Diversidade é uma realidade incontrolável

O Etnocentrismo trata-se da valorização intensa de uma só raça, é uma avaliação pautada em juízos de valores* (bom, mau, certo…), daquilo que para uma determinada cultura é considerado diferente, a cultura alheia é tomada como algo sem valor, menor, primitivo.

O termo é formado pelas palavras de origem grega “ethnos” que significa nação, pessoas que vivem juntas, e centrismo que significa centro.

A visão etnocêntrica desconsidera outras culturas, limitando-se a sua própria visão baseado, por exemplo, em sua herança cultural. As pessoas assumem superioridade da sua própria cultura como se houvesse culturas superiores e outras inferiores.

Questões de alimentação, vestimentas, comportamentos são grandes exemplos, assim um estrangeiro que em seu país é tratado com tanta formalidade, fica admirado e chega a estranhar a cordialidade dos brasileiros mesmo percebendo que as pessoas aqui não o conhecem. O tratamento e direitos das mulheres em diferentes culturas, a maneira de se vestir dos índios com pouquíssimas roupas, esses são apenas algumas situações entre tantas outras que demonstram bem as diferenças culturais.

Conhecer o outro sem aceitar sua logica e costume acaba gerando uma visão preconceituosa e etnocêntrica já que são sinônimos de estranheza, desrespeito, e intolerância.

Dessa forma, podemos dizer que esse choque cultural, entre os diferentes indivíduos, se da porque cada um considera sua cultura mais sofisticada subestimando a do outro. Dai então a necessidade de refletir sobre os limites de tratamento e respeito que deve haver, uma vez que o objetivo da humanidade deve ser o convívio harmonioso e a valorização das raças, já que pessoas de diferentes origens étnicas, que falam línguas diferentes, têm hábitos distintos e se comportam de diversas maneiras estão sempre se encontrando nas cidades, nos mesmos lugares que frequentam, na escola e nos locais de trabalho, deste modo à diversidade é uma realidade incontrolável.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas